MX™-10 da L-3 WESCAM selecionado pelo Reino Unido

Imagem 1 MX-10-AirborneTech.-NPAS
(Imagem: L3 WESCAM)

A canadense L-3 WESCAM anunciou que recebeu encomenda da austríaca Airborne Technologies GmbH correspondente ao fornecimento de quatro sistemas de imageamento eletro-óptico e infravermelho para serem instalados no novos aviões de asas fixas Vulcanair P68 do Serviço Aéreo da Policia Nacional do Reino Unido (NPAS conforme sigla em inglês).

Na condição de principal contratada, a Airborne Technologies comprará e integrará nas aeronaves os MX-10 da L3 acompanhados de displays, mapa móvel e gravador de vídeo digital, providenciando também solução integrada com o seu sistema de missão embarcado  Airborne LINX. Os MX-10 começarão a ser entregues para a Airborne Technologies em março de 2016.

Paul Jennison, vice-presidente da L3 WESCAM para vendas e desenvolvimento de negócios com governos, disse que a venda expande a presença da L3 no nicho de mercado policial e aumenta o numero de sistemas MX-10 que estão sendo empregados no trabalho de suporte tático de inteligência, vigilância e reconhecimento (ISR conforme sigla em inglês) no Reino Unido. Ao expressar a satisfação da empresa em ser selecionada pela Airborne Technologies, Jennison vê pela frente uma longa e bem sucedida parceria com a empresa austríaca e com a NPAS.

Imagem 2 MX-10-AirborneTech.-NPAS
Já instalado em seus helicópteros EC135T2, o NPAS terá seus novos aviões P68 equipados com o MX™-10 (Imagem: L3 WESCAM)

O MX-10, que será empregado pela NPAS sobre toda a Inglaterra e País de Gales, será configurado com sistema de estabilização nos quatro eixos e com suíte de sensores conjugados que incluirá quatro imageadores de amplo campo de visão com capacidade de coletar imagens termais (IR), de TV diurna com zoom contínuo, de TV de baixa luminosidade com zoom continuo e sistema de observação de 300 mm. Adicionalmente, o sistema MX-GEO irá fornecer dados geográficos de elevada precisão e extenso suporte  durante operações de rastreamento.

O L-3 WESCAM MX-10 já foi avaliado em 2014 pela NPAS para ser empregado tanto em helicópteros quanto em aviões de asas rotativas. Em outubro do mesmo ano, o sistema foi escolhido para ser integrado nos helicópteros Airbus Helicopters EC135 T2 do organismo policial britânico.

Ivan Plavetz

COMPARTILHE