Munição Vulcano GLR de 155mm é testada pelo Exército do Japão

Giacomo Cavanna, Ares Osservatorio Difesa (*)

As Forças de Autodefesa Terrestres do Japão (GSDF) abriram uma licitação internacional para selecionar um parceiro para coordenar uma série de testes balísticos avançados no campo de tiro de Aberporth, operado pela empresa britânica QinetiQ. No centro desta operação estão os projéteis de precisão Vulcano 155mm GLR (Guided Long Range) da italiana Leonardo, disparados pelo sistema de artilharia autopropulsada 19WHSP, mais conhecidos como Tipo 19.

O documento, publicado em 23 de maio de 2025, estipula que, até agosto de 2026, o fornecedor vencedor terá que alugar o campo galês e organizar uma campanha de tiro. Os objetivos desses testes são múltiplos, incluindo validar o alcance máximo, a confiabilidade dos sistemas de orientação por infravermelho ou laser semiativo e a segurança operacional das munições em condições reais.

Os alvos, rebocados por barcos controlados remotamente a uma velocidade máxima de 15 nós, simularão alvos em movimento em um ambiente marinho com o código de estado do mar 0-2 da Organização Meteorológica Mundial (OMM), onde o vento e as ondas baixas garantem um equilíbrio entre realismo e controle.

Os projéteis Vulcano são conhecidos por sua precisão graças ao sistema de orientação GPS, sensores inerciais, de radiofrequência (RF), adequadas para vários modos de impacto, ou com laser semiativo (“Seeker Semi Active Laser” – SAL), para uso mesmo contra alvos de movimento e iluminados por uma fonte externa, garantem atingir alvos com uma margem mínima de erro, mesmo a grandes distâncias.

Os testes no mar refletem a disposição do Japão de se preparar para ameaças híbridas, onde a defesa costeira e a proteção comercial se tornam as principais prioridades. As ilhas remotas do arquipélago japonês, como aquelas no Mar da China Oriental, exigem artilharia capaz de operar tanto em terra quanto em contextos litorâneos.

Foto: Leonardo

(*) Ares Osservatorio Difesa é uma Associação Cultural italiana, fundada em 12 de abril de 2019, em Roma, para a análise e estudo de questões nacionais e internacionais relacionadas as áreas de defesa e segurança, e parceira de Tecnologia & Defesa no intercâmbio de informações, para manter os leitores atualizados das notícias importantes que ocorrem entre os dois países.

COMPARTILHE

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *