Ministro da Justiça anuncia novo plano nacional de segurança

O Ministério da Justiça pretende lançar hoje um novo plano nacional para combater a criminalidade e o alto índice de homicídios no País.

Alexandre de Moraes confirmou a intenção após a posse do novo secretário de Segurança do Rio de Janeiro, delegado da Polícia Federal Roberto Sá. Até então subsecretário de Planejamento e Integração Operacional, Sá assume no lugar de José Mariano Beltrame, que pediu demissão há uma semana.

O plano está sendo elaborado em parceria com as secretarias estaduais de Segurança Pública e quatro procuradorias-gerais de Justiça. De acordo com Moraes, o plano nacional de segurança coordenado pelo Ministério da Justiça foi submetido aos secretários nacionais de Segurança e vem sendo discutido desde de maio.

O programa compreenderá ações para combater homicídios e o que o ministro chamou de “criminalidade organizada”, incluindo o enfrentamento ao tráfico de drogas e de armas.

Alexandre de Moraes anuncia plano de intensificação do combate à criminalidade (Imagem Ministério da Justiça)
Alexandre de Moraes anuncia plano de intensificação do combate à criminalidade (Imagem: Ministério da Justiça)

Segundo o ministro, o plano é resultado de um vasto mapeamento de crimes nas capitais no último ano. Nos próximos dias, a minuta será apresentada aos próprios secretários, aos procuradores de Justiça e ao Ministério Público Federal para ajustes finais, antes da assinatura de protocolos de adesão.

“Vamos apresentar o plano para que possamos dar uma resposta efetiva e coordenada”, afirmou Moraes. “Não é possível que o Brasil continue a conviver com 50 mil homicídios por ano”, disse.

 

Ivan Plavetz

Artigos Relacionados

Formulação Conceitual dos Meios Blindados do Exército Brasileiro ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO-PORTARIA Nº 162-EME, DE 12 DE JUNHO DE 2019 Documento...

Pela primeira vez no Brasil, foi realizado o reabastecimento em voo (REVO) por helicóptero, foi a chamada Operação MANGA. Na...

O Estado-Maior do Exército, por meio da portaria 1.294-EME/C Ex, de 03 de abril de 2024, aprovou a diretriz de...

Com o objetivo de desenvolver sistemas de alta tecnologia de propulsão e de  aeronaves não tripuladas, está sendo anunciada a...

De todas as novidades da FIDAE 2024, definitivamente a que mais surpreendeu o público não foi a vinda do caça...

A atuação dos drones na guerra entre a Rússia e a Ucrânia mudou os conceitos e doutrinas do atual cenário...

Comentários

EM BREVE