Ministro da Defesa conhece unidades estratégicas da FAB

0
2030
Foto 1 MD-UnidadesFAB-Brasilia .
(Imagem: Agência Força Aérea)

O ministro da Defesa, Jaques Wagner, conheceu ontem (11) as atividades de duas unidades militares da Força Aérea Brasileira localizadas em Brasília (DF ), o Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (COMDABRA) e o Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I), ambos responsáveis pela defesa aérea e tráfego aéreo do país, respectivamente.

“A cada organização militar que eu visito, percebo o profissionalismo dos militares, homens e mulheres, apaixonados pelo que fazem e a busca pelo aperfeiçoamento constante. No caso do CINDACTA e do COMDABRA, eu constato a excelência em uma área tão vital. Hoje a aviação no mundo inteiro, seja civil ou militar, tem um papel fundamental na vida das pessoas e na defesa da nossa soberania. E nessas unidades, eu encontro pessoas muito conscientes e dedicadas a isso”, avaliou o ministro.

Foto 2 MD-UnidadesFAB-Brasilia .
O ministro passou por um breafing das atividades de defesa aérea e de controle de tráfego executadas pela FAB. (Imagem: Agência Força Aérea)

Durante a visita ao COMDABRA, foi apresentada a estrutura para defender o espaço aéreo brasileiro. A unidade atua 24 horas por dia na coordenação de missões de defesa aérea e é responsável por proteger uma área de 22 milhões de km². Caso uma aeronave considerada hostil adentre a área sob jurisdição brasileira, são acionados os meios aeroespaciais disponíveis para garantir a soberania do espaço aéreo e proteger a sociedade desse tipo de ameaça.

Já no CINDACTA I, foi mostrado como é gerenciado o tráfego aéreo civil e militar. A organização presta serviços de defesa aérea, informações aeronáuticas, meteorologia e telecomunicações aeronáuticas, além de busca e salvamento. Responsável pela maior quantidade de tráfego aéreo do país, 45% do total, consegue lidar com 2.500 planos de voo simultâneos, para atender a crescente demanda de voos no Brasil.

Foto 3 MD-UnidadesFAB-Brasilia .
Jacques Wagner conheceu a sala do CINDACTA I onde controladores de tráfego aéreo monitoram o espaço aéreo brasileiro. (Imagem: Agência Força Aérea)

O Comandante da Aeronáutica, tenente brigadeiro-do-ar Nivaldo Luiz Rossato, ressaltou a importância da visita do ministro às organizações da FAB. “Nós somos a defesa do país. A presença do ministro em nossas organizações tem um valor inestimável. Quanto mais ele conhecer as organizações das Forças Armadas melhor será nosso trabalho. Nós começamos mostrando o COMDABRA e o CINDACTA I porque essas unidades são o coração de comando e controle da Força Aérea Brasileira”, explicou o comandante.

Ivan Plavetz