Durante o Dubai Airshow 2019, a Russian Helicopters Holding Company (parte da Rostec State Corporation) fará a primeira apresentação no exterior de seu mais novo helicóptero civil Mi-38. A aeronave com uma cabine de luxo será exibida na exposição estática e também participará do programa de voo.
A versão civil do primeiro helicóptero em série Mi-38 foi introduzida em agosto passado no show aéreo da MAKS-2019 em Moscou, onde foi demonstrada ao presidente russo Vladimir Putin.
Soluções técnicas de ponta no campo da segurança e conforto foram utilizadas no desenvolvimento do interior do helicóptero. Os motores do Mi-38 estão localizados atrás da transmissão do rotor principal, em vez de sua tradicional colocação para frente, o que garante a redução da resistência aerodinâmica e do nível de ruído no cockpit, além de aumentar a segurança da aeronave. Além do excelente desempenho de voo, a vantagem competitiva do Mi-38 é o custo, que é menor do que o de seus pares estrangeiros da mesma classe.
O alcance de vôo da versão de transporte do novo helicóptero Mi-38 é de até 1.000 quilômetros (com tanques de combustível adicionais). Com seu peso máximo de decolagem de 15,6 toneladas, o helicóptero pode transportar 5 toneladas de carga útil a bordo ou em uma funda externa.
Outra novidade do Dubai Airshow será o helicóptero leve Ansat, que, após sua estréia na Europa em Le Bourget, será introduzido no Oriente Médio. A versão corporativa do helicóptero também participará do programa de voo da feira. Nesta configuração, o helicóptero pode transportar confortavelmente até 5 passageiros.
“O esforço de pesquisa e desenvolvimento, bem como a atividade de design experimental dentro do projeto Mi-38, foram financiados pelo Ministério da Indústria e Comércio da Rússia. O helicóptero foi originalmente projetado para atender aos mais rígidos padrões existentes e potenciais de segurança, respeito pelo meio ambiente e ruído do solo. Foi dada a máxima atenção ao atendimento das necessidades dos clientes em termos de desempenho de voo, parâmetros operacionais e econômicos. Nossos engenheiros realizaram uma série de atividades destinadas a expandir ainda mais as capacidades operacionais e garantir a máxima versatilidade do uso do helicóptero. As melhorias destinadas a garantir uma operação confiável e confortável do novo rotorcraft nas condições de clima quente e terreno desértico devem ser de particular interesse para os operadores do Oriente Médio ”, observou o Ministro da Indústria e Comércio da Federação Russa Denis Manturov.
“É a primeira vez na mais nova história da Rússia que nossos helicópteros civis serão apresentados em um show aéreo no Oriente Médio. O formato e o conteúdo da participação da Russian Helicopters Holding Company no Dubai Airshow demonstram as novas abordagens da Rostec State Corporation para promover Produtos civis russos de alta tecnologia em mercados estrangeiros, que envolvem o apoio do Ministério da Indústria e Comércio da Rússia, do Centro de Exportação da Rússia e de empresas de leasing.Estamos confiantes de que, em termos de preço e qualidade, helicópteros fabricados na Rússia podem ser bastante competitivo no mercado mundial e esperamos que sua demonstração resulte em contratos mais efetivos “, afirmou Sergey Chemezov, CEO da Rostec.
“O Dubai Airshow será o primeiro site estrangeiro a demonstrar nosso mais recente Mi-38, por isso dizemos que estamos fazendo a estréia mundial deste helicóptero, bem como a estréia da Ansat no Oriente Médio. Os Emirados Árabes Unidos veem o rápido No desenvolvimento de seu setor de mobilidade urbana, além de modelos de voo, em nosso estande, apresentaremos o VRT300 UAV e um modelo de helicóptero leve VRT500 monomotor será exibido em nossa exposição conjunta com a Tawazun, uma Emirati Holding Empresa. Não é segredo que os investidores dos Emirados Árabes Unidos estão interessados em participar do projeto, e esperamos dar os primeiros passos nessa área durante a exposição “, disse o diretor-geral da holding russa de helicópteros Andrey Boginsky.
O Mi-38 pode ser operado em uma ampla variedade de condições climáticas, incluindo climas marítimos, tropicais e frios. O uso de soluções técnicas incomparáveis torna o Mi-38 superior a outros helicópteros de classe semelhante em termos de capacidade de carga, capacidade de assentos e principais características de desempenho.
O helicóptero leve Ansat multiuso é equipado com dois motores e pode ser usado para transporte de passageiros, entrega de carga, monitoramento ambiental e como aeronave de ambulância. A Ansat passou com sucesso em testes de altitude, que provaram ser adequados para uso em terrenos montanhosos a até 3.500 metros de altitude, bem como em testes climáticos que confirmaram sua operabilidade em uma faixa de temperatura entre -45 ° e + 50 ° С.
O helicóptero leve VRT500 e o VRT300 UAV foram desenvolvidos pelo VR-Technologies Design Bureau e possuem rotores coaxiais, que garantem alta resistência ao vento lateral e pequenas dimensões adequados para uso em condições urbanas restritas.
O VRT500 possui a maior cabine de passageiros / carga de sua classe, com capacidade total para até 5 pessoas. Os parâmetros técnicos e de vôo do helicóptero permitirão acelerar até 250 km / h, ter um alcance de voo de até 860 km e transportar até 730 kg de carga útil.