MD promove evento em Brasília e fortalece exportações da indústria de defesa brasileira

Criar um ambiente propício para a geração de oportunidades comerciais e impulsionar as exportações de produtos de defesa. Esse foi o objetivo do 3º Brazilian Defense Day Embaixadas, evento do Ministério da Defesa que reuniu, nesta quinta-feira (14), em Brasília (DF), 47 empresas do setor e 60 representantes diplomáticos de 47 países. 

No encontro, promovido pela Secretaria de Produtos de Defesa (Seprod-MD), as empresas da Base Industrial de Defesa (BID) mostraram seus principais produtos em um painel. Depois, houve o momento para o contato delas com o corpo diplomático. “A importância do evento é que temos oportunidade de demonstrar de maneira bastante rápida e precisa a gama de produtos que são fabricados na BID”, afirmou o secretário de Produtos de Defesa, Heraldo Luiz Rodrigues.  

Ele lembrou que a BID, no primeiro semestre deste ano, alcançou mais um recorde após ultrapassar US$ 2 bilhões em autorizações de exportações de produtos e serviços. A cifra é cerca de 113% do total obtido em todo o ano de 2024 (US$ 1,78 bi). “Esperamos que o valor até o final do ano seja muito superior ao de 2024. A Seprod trabalha para ser uma ponte entre o setor de defesa e o mundo”, disse.

Segundo o Secretário, a indústria de defesa brasileira tem uma gama de produtos variada e significativa no mundo, citando aeronaves, bombas, drones, nitrocelulose, armamento de pequeno calibre e material de construção de equipamentos. “Nossa missão é fomentar um ecossistema robusto e competitivo, onde as empresas brasileiras possam prosperar e expandir seus horizontes. A exportação dos produtos de defesa não é apenas um negócio, é um atestado de confiança na nossa tecnologia e engenharia”, ressaltou.

O evento, realizado na Escola Superior de Defesa (ESD), órgão vinculado à pasta, teve o apoio da Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (Abimde) e do Sindicato Nacional das Indústrias de Materiais de Defesa (Simde). 



IMPORTAÇÕES

 Após a exposição das empresas, em um evento independente do Brazilian Defense Day Embaixadas, o Coordenador da Divisão de Controle de Importação e Exportação do Ministério da Defesa, Coronel Marlison Jose do Nascimento Gonçalves, fez uma apresentação às empresas sobre o Novo Processo de Importação (NPI), que está sendo implementado neste ano. 

De acordo com ele, o novo sistema dá mais celeridade ao processo de importação e facilita o trabalho das empresas. A partir de agora, as importações, como já ocorria com as exportações, irão ocorrer num portal único de comércio exterior. O NPI substitui a Declaração de Importação (DI) e a Declaração Simplificada de Importação (DSI) pela Declaração Única de Importação (Duimp)

O coordenador explicou que o modelo anterior usava vários sistemas informatizados. Agora será apenas um. Além disso, cada órgão envolvido tinha que trabalhar com sua licença de importação. No novo processo, todos vão trabalhar com uma licença única. 


Texto: Rafael Paixão Ascom-MD
Fotos: Érico Alves

COMPARTILHE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *