- *Cliente comprador de seis aeronaves A-29 ST não revelado pode ser a Força Aérea do Chile. Segundo fonte da publicação, esses EMB-314 ST seriam empregados para patrulhar as fronteiras do Chile com a Bolívia.
- A Redação de T&D recebeu na manhã de quinta feira (08/02) a informação do avistamento de aeronaves da Fuerza Aerea de Chile realizando parada técnica de reabastecimento no Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu.
- Segundo a fonte de T&D, o grupo seria formado por um Lockheed C-130 Hercules, matrícula FACh 990, e os A-29 ST FACH 463 e 464.
- A redação de T&D checou todas as informações on-line sobre operações declaradas no aeroporto de Foz do Iguaçu, incluindo consulta a sites de escuta de torre de controle. Identificamos apenas voos da aviação comercial.
- No entanto, ao final da tarde dessa quinta-feira, T&D logrou contactar grupo spotter em Foz do Iguaçu, e a movimentação de aeronaves militares não brasileiras, três delas, foi confirmada por voz. Estamos aguardando uma prova visual (fotos), que serão postadas nesse artigo assim que as recebermos, devidamente autorizadas.
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Mais informações sobre a FACH e seus EMB-314 Super Tucano ao final deste artigo.
DEFESA & SEGURANÇA
No final do 4T17, o KC-390 completou um marco fundamental com a demonstração pela Embraer à Força Aérea Brasileira (FAB) do atingimento da Capacidade Inicial de Operação (Initial Operational Capability – IOC).
O atingimento da IOC assegura as condições necessárias para o início de operação da aeronave, em conformidade com o escopo acordado com a FAB.
Como parte da IOC, a Embraer obteve um Certificado de Tipo Provisório do KC-390 junto à ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), atestando a adequação do projeto aos exigentes requisitos de certificação de aeronaves da categoria transporte.
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Antes deste atingimento, o KC-390 realizou uma série de testes nos Estados Unidos como parte de sua campanha de ensaios para certificação. Nestes ensaios a aeronave realizou testes nos sistemas de aviônicos, de medição de ruído externo e operações com vento cruzado.
Com relação ao programa A-29 Super Tucano, no último trimestre foi anunciado três pedidos firmes totalizando 18 aeronaves.
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O primeiro contrato, de seis aeronaves, foi para um cliente não revelado* (ver introdução).
As aeronaves poderão ser utilizadas para treinamento tático e avançado bem como em missões de ataque leve e ISR (inteligência, vigilância e reconhecimento).
As entregas referentes a este contrato serão concluídas em 2018.
O segundo contrato, também de seis aviões, tem como cliente a Força Aérea das Filipinas (PAF).
Após um abrangente processo de licitação pública, que contou com a participação de vários fabricantes de todo o mundo, o Super Tucano foi selecionado como parte do plano de modernização da PAF.
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A aeronave será utilizada em missões de apoio aéreo tático, ataque leve, vigilância, intercepção e contra-insurgência. As entregas começarão em 2019.
No terceiro pedido, a Embraer Defesa & Segurança e sua parceira Sierra Nevada Corporation (SNC) receberam da Força Aérea Americana um pedido de mais seis aeronaves para a frota do programa no Afeganistão.
O A-29 é usado para realizar missões de treinamento avançado em voo, reconhecimento aéreo e outras operações do Programa A-29 no Afeganistão.
A produção das seis novas aeronaves se iniciou ainda em 2017 em Jacksonville, Flórida. Com isso, o programa totaliza 26 aeronaves até o momento.
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Durante o 4T17, mais dois Phenom 100 também foram entregues para a Affinity Flying Training Services para utilização pelo Ministério da Defesa do Reino Unido no treinamento de pilotos das Forças Armadas.
A sexta e última unidade referente a este contrato será entregue no 1T18.
A Embraer Defesa & Segurança fechou o ano com US$ 4,2 bilhões em sua carteira de pedidos firmes.
ENTENDIMENTOS COM A BOEING
Em 2017, a Embraer iniciou entendimentos com a Boeing – já parceira em projetos de engenharia, ecoeficiência e projetos socioculturais – para uma possível combinação de negócios entre as duas empresas.
As negociações continuam em andamento e uma eventual estrutura estará sujeita à aprovação do Governo Brasileiro, dos órgãos reguladores nacionais e internacionais e das duas companhias.
Não há garantia de que a referida combinação de negócios venha a se concretizar.
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A FACh e o EMB-314 Super Tucano
A reportagem de T&D atestou de forma operacional, há alguns anos, a letalidade dos turboélices A-29 Super Tucano da FACh em missões de ataque e patrulhamento de fronteiras. Além de treinar estagiários (futuros novos pilotos de F-16), o modelo angariou fama e uma respeitável ficha em combate com os chilenos.
Equipado com uma aviônica de última geração, o cockpit do ST permite um desempenho dos sistemas de armas acima da média para esse tipo de aeronave, em termos de precisão e eficácia. Além disso, a aviônica avançada reduz consideravelmente a carga de trabalho da tripulação, maximizando aspectos da missão em prol da tripulação.
Em 2011, o então comandante da FACh, general Hojas, concedeu uma entrevista ao jornalista de T&D Kaiser Konrad, onde falou a respeito do Super Tucano operando naquela Força Aérea “Estamos muito satisfeitos com o A-29 e a sua aquisição foi um aporte significativo dentro do nosso programa de modernização, pois tem nos permitido desenvolver e capacitar nossos jovens pilotos numa plataforma que integra modernas tecnologias a um custo relativamente baixo. A excelente capacidade dos seus aviônicos têm sido importante para a formação dos futuros pilotos da primeira linha da aviação de caça. Ao operar o Super Tucano, demos conta de que ele não é somente uma excelente plataforma de instrução, mas é um avião com todas as capacidades necessárias às missões de combate, destinadas fundamentalmente para serem utilizadas nas mais variadas missões de ataque ao solo em apoio à Força Terrestre. O Super Tucano representou para a FACh uma revolução tecnológica, tanto na instrução tática avançada, como nas tarefas de apoio ao combate, e estamos muito satisfeitos, esperando utilizá-lo cada vez mais para explorar todo seu potencial.”.
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