
O consórcio europeu MBDA anunciou mais dois disparos experimentais com mísseis superfície-ar Mistral com emprego do sistema de lançamento automatizado SIMBAD-RC. Esses testes correspondem aos últimos retoques técnicos que antecedem as entregas iniciais para o primeiro usuário.
De acordo com a MBDA, as provas serviram para validar a interface entre os mísseis e a nova plataforma de lançamento, confirmando a correta partida desses vetores.
A MBDA informou que o primeiro disparo foi realizado em um ângulo de elevação de 10 graus. O segundo disparo aconteceu com ângulo de 50 graus. Outros testes, em diferentes ambientes mecânicos e climáticos, irão completar a qualificação do SIMBAD-RC.
Cada torreta do sistema comporta dois mísseis prontos para disparo. Por serem remotamente operadas, permite que o operador permaneça oculto no interior do convés das embarcações, o que permite uma longa disponibilidade no caso de alertas para o combate.

Antoine Bouvier, CEO da MBDA, disse que o programa do SIMBAD-RC comprova como a empresa pode influenciar as aquisições anteriores dos seus clientes. Partindo de um produto padrão como o míssil Mistral, modelo que alcançou 17.000 unidades produzidas para mais de 30 países, a companhia desenvolveu um sistema operacionalmente simples e automatizado que oferece grandes possibilidades operacionais para uso de mísseis que já estão em serviço regular.
Ivan Plavetz