MBDA prepara o MICA NG para o Rafale

Especialista em mísseis da empresa européia MBDA desenvolverão a próxima geração do míssil MICA, chamado MICA NG, após a concessão do contrato pela Agência Francesa de Compras de Defesa ou Direction Générale de l’Armement (DGA).

As entregas devem começar em 2026 para as versões atuais e futuras do avião de combate Dassault Rafale.

“Estamos orgulhosos do trabalho concluído com a DGA para alcançar máxima otimização técnica e financeira”, disse o CEO da MBDA, Antoine Bouvier, no lançamento do programa.

“O fato de termos alcançado esse estágio é graças à visão que pudemos compartilhar com nosso cliente francês para enfrentar seus desafios operacionais, bem como nossos próprios desafios comerciais de longo prazo. A modernização da família MICA nos permitirá apoiar as forças armadas durante toda a vida operacional restante do Rafale ”.

Enquanto o MICA NG receberá um extenso redesenho sobre a família MICA existente, ele manterá a mesma aerodinâmica, massa e centro de gravidade, para minimizar a quantidade de adaptação necessária para operar o novo sistema com plataformas e lançadores existentes.

O MICA NG continuará a apresentar dois buscadores diferentes (infravermelho e radiofreqüência) e dois modos de lançamento (trilho e ejeção) em um único invólucro de míssil.

Uma grande mudança será relacionada ao buscador de infravermelho, que usará um sensor de matriz ativa, proporcionando maior sensibilidade; enquanto o buscador de radiofrequência utilizará um miniaturizado radar AESA (Active Electronically Scanned Array).

Devido ao reduzido volume de componentes eletrônicos dentro do MICA NG, ele carregará uma quantidade maior de propelente, estendendo assim significativamente o alcance do míssil.

Um novo motor de foguete de pulso duplo também fornecerá energia adicional ao míssil no final de seu vôo para melhorar a capacidade de manobra e a capacidade de interceptar alvos a longa distância.

Os mísseis MICA foram exportados para 14 países em todo o mundo nas últimas duas décadas e estão em serviço operacional com várias forças aéreas, incluindo a Força Aérea Francesa.

Artigos Relacionados

Formulação Conceitual dos Meios Blindados do Exército Brasileiro ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO-PORTARIA Nº 162-EME, DE 12 DE JUNHO DE 2019 Documento...

Pela primeira vez no Brasil, foi realizado o reabastecimento em voo (REVO) por helicóptero, foi a chamada Operação MANGA. Na...

Começou no ultimo domingo, dia 14 de abril, a Operação “Jeanne d’Arc 2024”, exercício realizado pela Marinha do Brasil (MB)...

Santiago Rivas (*) Na manhã de hoje, 16 de abril, foi finalmente assinado o contrato de aquisição das 24 aeronaves...

O Estado-Maior do Exército, por meio da portaria 1.294-EME/C Ex, de 03 de abril de 2024, aprovou a diretriz de...

Com o objetivo de desenvolver sistemas de alta tecnologia de propulsão e de  aeronaves não tripuladas, está sendo anunciada a...

Comentários

DISPONÍVEL