MBDA fornecerá mísseis de defesa costeira para o Catar

O consórcio europeu MBDA assinou na última semana em Doha, capital do Catar, contrato para fornecimento de sistemas de defesa costeira para as Forças Navais do Emirado do Catar (QENF conforme sigla em inglês).

De acordo com a MBDA, será um inovador sistema de defesa costeira que empregara dois tipos de mísseis, o Marte ER (versão de alcance estendido do Marte) e o Exocet MM40 Block 3. Esses vetores estrarão habilitados para guiagem autônoma com um radar próprio ou alternativamente através de datalink, permitindo um alto nível de eficiência dentro de uma rede de vigilância costeira. Esses sistemas permitirão que a QENF implemente medidas de precaução contra embarcações, reagindo frente a ameaças que venham incidir sobre as águas territoriais do país árabe.

A MBDA avaliou que o contrato fortalece a parceria já existente entre Catar, França e Itália,  reforçando o cenário estratégico de defesa do cliente.

Comandante da Marinha do Qatar, general Mohammed Nasser Al Mohannadi, e o gerente geral da MDBA Itália, Antonio Perfetti, após cerimonia da assinatura do contrato. (Imagem: MBDA)
Comandante da Marinha do Catar, general Mohammed Nasser Al Mohannadi, e o gerente geral da MDBA Itália, Antonio Perfetti, após cerimonia da assinatura do contrato. (Imagem: MBDA)

Antoine Bouvier, CEO da MBDA, expressou sua satisfação pela MBDA ter recebido a confirmação e a confiança do governo do Catar para atender necessidades de defesa. Em março, durante a mostra internacional DIMEX 2016, o Catar assinou com o consórcio europeu um memorando de entendimento correspondente ao sistemas de defesa costeira.

Pasquale Di Bartolomeo, diretor de estratégia do Grupo Executivo da MBDA, disse que o negócio firmado com o Catar significa muito para a companhia. Ele antecipou que o acordo irá envolver profundamente as atividades de engenharia e fabricação do braço italiano da MBDA.

Disparo de míssil anti-navio. (Imagem: MBDA)
Disparo de míssil anti-navio. (Imagem: MBDA)

O executivo ainda destacou que o programa representa uma confirmação das capacidades do míssil Marte ER. Por último, Bartolomeo contou que a MBDA é capaz de reafirmar a supremacia no setor de mísseis anti-navio, fornecendo soluções diferentes e escaláveis para clientes em todo o mundo.

Ivan Plavetz

Artigos Relacionados

Formulação Conceitual dos Meios Blindados do Exército Brasileiro ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO-PORTARIA Nº 162-EME, DE 12 DE JUNHO DE 2019 Documento...

Pela primeira vez no Brasil, foi realizado o reabastecimento em voo (REVO) por helicóptero, foi a chamada Operação MANGA. Na...

No dia de hoje, 17 de abril, no Quartel General do Exército (QGEx), o general de exército Fernando José Sant’ana...

Nesta segunda-feira, dia 15 de abril, o Destacamento de Aviação do Exército no Comando Militar do Norte (Dst Av Ex/CMN)...

Começou no ultimo domingo, dia 14 de abril, a Operação “Jeanne d’Arc 2024”, exercício realizado pela Marinha do Brasil (MB)...

Santiago Rivas (*) Na manhã de hoje, 16 de abril, foi finalmente assinado o contrato de aquisição das 24 aeronaves...

Comentários

DISPONÍVEL