
A Marinha do Brasil, por intermédio da Base de Abastecimento da Marinha no Rio de Janeiro (BAMRJ), assinou, na última semana, um acordo com a companhia aérea GOL a fim de possibilitar o transporte aéreo do 22º e do 23º contingente brasileiro no âmbito da Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (MINUSTAH), cuja participação brasileira acontece desde 2004.
Com a experiência adquirida pela estrutura de abastecimento na realização do transporte aéreo de material para a Missão de Paz no Líbano (UNIFIL), a Marinha do Brasil foi designada pelo Ministério da Defesa para conduzir a contratação da empresa aérea.
Essa é a primeira vez que militares brasileiros serão transportados por uma empresa aérea brasileira com destino ao Haiti. Até a desativação dos jatos Boeing KC-137 do Segundo Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte, (2º/2º GT), Esquadrão Corsário, o transporte de militares brasileiros para aquela região era feito por essas aeronaves.

Vale lembrar que o transporte aéreo de passageiros em voos internacionais de longa duração, mesmo que militares, devem ser realizados de acordo com normas internacionais de conforto e segurança.
Ivan Plavetz