Marinhas do Brasil e Índia colaborarão na manutenção dos submarinos Scorpène

A Marinha do Brasil (MB) assinou, no dia 9 de dezembro, em Brasília (DF), um memorando de entendimento (MoU) que estabelece cooperação técnica e industrial nas atividades de manutenção dos submarinos da Classe Scorpène. O documento reforça os esforços permanentes da Força no fortalecimento da Base Industrial de Defesa (BID) e na consolidação do Programa de Submarinos (PROSUB).

A assinatura ocorreu durante audiência com o comandante da Marinha, almirante de esquadra Marcos Sampaio Olsen, e contou com a participação do chefe do Estado-Maior da Marinha da Índia, almirante de esquadra Dinesh K. Tripathi, e do presidente do conselho de administração e diretor-geral do estaleiro parceiro (Mazagon Dock Shipbuilders Ltda. – Índia), capitão de mar e guerra Jagmohan.

A iniciativa permitirá maior eficiência no apoio ao ciclo de vida dos Submarinos da Classe Riachuelo, otimizando processos de manutenção e garantindo a plena disponibilidade desses meios estratégicos para operações de defesa, vigilância e proteção da Amazônia Azul — região marítima que concentra vastos recursos naturais e de importância vital para o Brasil.

O Memorando também prevê o fortalecimento do intercâmbio de conhecimento, a capacitação de pessoal brasileiro e o desenvolvimento conjunto de tecnologias, reduzindo a dependência externa e elevando o domínio nacional sobre áreas sensíveis da engenharia naval.

Os submarinos da Classe Riachuelo permitem elevar a capacidade dissuasória da MB, os quais empregam modernos sensores e armamentos de última geração, características indispensáveis à defesa dos interesses marítimos do País e a preservação da soberania nacional.


Fonte: Diretoria-Geral do Material da Marinha

COMPARTILHE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *