Marinhas do Brasil e dos Estados Unidos realizam treinamento de Operações Especiais

0
3633
Imagem 1 Brasil-EstadosUnidos
(Imagem: Marinha do Brasil)

Entre os dias 02 de março e 11 de abril, a Marinha do Brasil, a Marinha dos Estados Unidos e organismos de segurança pública realizarão treinamentos de Operações Especiais, no estado do Rio de Janeiro.

As atividades fazem parte de um intercâmbio que visa o aprimoramento de técnicas na área de contraterrorismo. Dentre os treinamentos propostos aos militares estão os de combate em ambiente confinado, tiro, primeiros socorros, comunicações e abordagem em embarcações.

A operação contempla a troca de conhecimento entre as equipes dos Mergulhadores de Combate (GRUMEC), do Batalhão de Operações Especiais de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil, de Operações Especiais da Marinha norte-americana, de membros do Comando de Operações Táticas da Polícia Federal (COT-PF) e de outros órgãos de segurança pública. Além disso, conta ainda com a participação de aeronaves do 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral, do 1º Esquadrão de Helicópteros Anti Submarino, do Navio de Socorro Submarino “Felinto Perry” e da Fragata “Constituição”.

Imagem 2 Brasil-EstadosUnidos
Exercício de abordagem em embarcação realizado na Base Almirante Castro e Silva. (Imagem: MB)

Segundo o comandante do Grupamento de Mergulhadores de Combate, o capitão-de-fragata Luís Guilherme Faulhaber de Oliveira Rabello, o adestramento tem como objetivo treinar os militares nas ações de retomada e regate de reféns.  Esse exercício teve o foco voltado na preparação para os Jogos Olímpicos Rio 2016.

 

Ivan Plavetz