Marinha recebe seu primeiro drone Nauru

O Serviço de Busca e Salvamento Marítimo (SALVAMAR Brasil), coordenado pela Marinha do Brasil (MB), acaba de receber reforço para ampliar o alcance e aumentar a eficiência das operações de resgate realizadas no litoral brasileiro e em águas interiores. A nova aeronave remotamente pilotada (ARP) Nauru 500C, rebatizada de “RQ-2”, chega para somar esforços ao 1° Esquadrão de Aeronaves Remotamente Pilotadas (EsqdQE-1), marcando importante passo na contínua evolução do Sistema de Planejamento e Apoio à Decisão em Operações de Busca e Salvamento (SPAD-SAR).

O novo equipamento foi entregue na última quinta-feira, 10 de outubro, no Comando da Força Aeronaval, em São Pedro da Aldeia (RJ), durante cerimônia que celebrou o acordo entre a MB, por intermédio do Comando de Operações Marítimas e Proteção da Amazônia Azul (COMPAAz), e as empresas Shell Brasil Petróleo Ldta, CLS Brasil e Xmobots, para o desenvolvimento de sistemas e incremento de tecnologias em favor da eficiência, agilidade e qualidade das operações de busca e salvamento marítimo.

Na ocasião, o comandante da Força Aeronaval, contra-almirante Emerson Gaio Roberto, ressaltou que o novo meio demonstra o “elevado potencial da Base Industrial de Defesa do Brasil, altamente capacitada para o desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras em atendimento às necessidades da Marinha do Brasil e demais Forças Armadas”.

Equipada com câmeras de alta resolução, com transmissão de dados e imagens em tempo real, a expectativa é que a “RQ-2” auxilie nas buscas a náufragos e pessoas em situação de perigo no mar. “Será um meio de apoio, operado pela Força Aeronaval, que nos trará maior agilidade nas operações de busca e salvamento realizadas pelo SALVAMAR. Essa inovação demonstra o empenho da Marinha do Brasil em agregar novas ferramentas que contribuam para a salvaguarda da vida humana no mar”, afirmou o comandante de Operações Marítimas e Proteção da Amazônia Azul, contra-almirante Pedro Augusto Bittencourt Heine Filho.

O DRONE

Desenvolvida para operações BVLOS (fora da linha de visão direta do piloto remoto) acima de 400 pés (cerca de 120 metros), a aeronave possui autonomia nominal de 4 horas, alcance de até 60 km de distância, comprimento de 1,94 m, envergadura de 3,6 m e peso máximo de decolagem de 25 quilos. Pode operar em condições adversas, enfrentando ventos de até 60 km/h e alcançando altitudes superiores a 1.300 m. Além disso, pode ser configurada com câmeras estabilizadas eletro-ópticas e infravermelho termal, com conectividade garantida por sistema de comunicação, que permite controle e transmissão de dados em tempo real, essencial para operações em áreas remotas.

Nas palavras do presidente da Xmobots, Giovani Amianti, empresa que projetou a estrutura física da aeronave, “o grande diferencial advém da tecnologia 100% nacional de hardware, software e design, além de ser uma ARP certificada pela ANAC de decolagem e pouso verticais, que elimina a necessidade de equipamentos de lançamento e de recolhimento, e possui capacidade de realizar operações de inteligência, vigilância e reconhecimento”.

Nova aquisição da MB aumentará a eficiência e a precisão das operações de busca e salvamento ao fornecer imagens em tempo real (Foto: Marinha do Brasil)
Fonte: Agência Marinha de Notícias

Fonte: Agência Marinha de Notícias

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Respostas de 5

  1. Está de parabéns a empresa Xmobets pela criação e construção dessa aeronave vertol e outras, hoje, vemos guerras sendo vencidas com drones bem como catástrofes naturais sendo atendidas onde nenhuma aeronave pode chegar.

  2. Tomará que não adquiram somente 10 ou 20 e deem fôlego p a empresa produzir mais. Ahhh milagre que não compraram um importado garantindo empregos no exterior, porque as outras “Forças” hummmm

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