Marinha e EDGE formam parceria para desenvolver e implantar sistemas antidrones

No dia de hoje, 06 de outubro, a Marinha do Brasil (MB) e a EDGE assinaram um memorando de entendimento (MoU) estabelecendo um modelo de colaboração para o desenvolvimento de sistemas autônomos de defesa aérea e de superfície, reforçando as capacidades estratégicas compartilhadas.

A assinatura deste acordo preliminar, que ocorreu durante a EURONAVAL, uma das maiores exposições navais do mundo, que está sendo realizada em Paris, França, foi formalizado pelo almirante-de-esquadra Edgar Luiz Siqueira Barbosa, diretor geral de material da Marinha, e Hamad Al Marar, diretor geral e CEO da EDGE, e representa um marco importante na parceria da EDGE com a MB, com foco no aprofundamento da cooperação técnica, operacional e logística. O intuito é desenvolver e implantar, conjuntamente, sistemas antidrone sofisticados para aplicações navais.

 “O Grupo EDGE provou ser um parceiro valioso e confiável para a MB a longo prazo, como demonstrado por nossa estreita colaboração na série MANSUP de sistemas antinavio. Esse acordo preliminar para buscar o desenvolvimento e a entrega conjunta de tecnologias e soluções sofisticadas de sistema antidrones não apenas garantirá que ambas as partes se beneficiem do compartilhamento de conhecimento e inovação, mas também permitirá que nós, como parceiros, nos tornemos líderes no campo, atendendo às necessidades soberanas e, eventualmente, às de outros mercados de exportação diante de ameaças navais e aéreas modernas”, afirmou o almirante Edgar Luiz Siqueira Barbosa.

Além de eficazes e estrategicamente essenciais, os sistemas antidrone incorporam tecnologias avançadas e integradas vitais para a defesa naval. Esses sistemas combinam sensores de alto valor, como radares e eletro-ópticos, com recursos de interferência de sinal para neutralizar as ameaças de drones por meio da interrupção dos sinais de controle.

 “A tecnologia contra drones é uma solução vital em todo o mundo e responde à crescente presença de veículos não tripulados em cenários de defesa modernos. Estes sistemas trazem recursos avançados de detecção, rastreamento e neutralização de ameaças em evolução, e estamos concentrados em aprofundar esse desenvolvimento para oferecer um sistema realmente de ponta ao mercado. O EDGE já fez avanços significativos nesse campo e seguimos comprometidos em impulsionar a inovação. A Marinha do Brasil é um parceiro extremamente importante e, juntos, estamos moldando o futuro dessas tecnologias essenciais de defesa”, acrescentou Hamad Al Marar.

O MoU formaliza a estrutura necessária ao desenvolvimento dessas capacidades sofisticadas para atender às exigências operacionais da MB. No complexo cenário da defesa marítima, a tecnologia antidrone integrada é fundamental para fornecer respostas coordenadas e em várias camadas para toda a frota.

Fonte: Grupo EDGE

COMPARTILHE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *