Marinha do México inicia operações com novo VANT

A Secretaría de Marina (SEMAR) do México iniciou operações de vigilância marítima com o seu novo Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT) T-20 JUMP fornecido pela norte-americana Arcturus-UAV, LLC. O anúncio foi feito no último dia 29 de julho e especifica que a aeronave estará sendo empregada para cumprir missões na região costeira de Sonora, noroeste do México.

Esse sistema de vigilância e sua plataforma aérea foi oficialmente entregue para a Marinha do México pela Secretaría del Medio Ambiente y Recursos Naturales (SEMARNAT) no Setor Naval de Puerto Peñasco.

O almirante Vidal Soberón Sanz, secretário da Marinha, disse que o novo VANT proverá um significativo aumento  das capacidades  de vigilância e interceptação na região.

Rafael Pacchiano Alamán, secretario da SEMARNAT, informou que o T-20 JUMP contribuirá preliminarmente nos esforços governamentais para proteger uma espécie rara de golfinho encontrado apenas na parte norte do Golfo da Califórnia. A aeronave permitirá aumentar a vigilância naquela área de preservação, operando dia e noite para detectar intrusos e pesca ilegal.

A Marinha do México empregara o T-20 JUMP inicialmente na região de Sonora. (Imagem: SEMAR)
A Marinha do México empregara o T-20 JUMP inicialmente na região de Sonora. (Imagem: SEMAR)

O sistema de vigilância T-20 JUMP inclui três plataformas aéreas equipadas com sistema eletro-óptico e infravermelho giro-estabilizado Cloud Cap Technologies TASE 200 ou 400, uma estação de controle sobre rodas, antenas de controle e satelital, catapulta pneumática de lançamento das aeronaves e veiculo de suporte.

O T-20 JUMP é uma evolução do T-20 original dotada de rotores horizontais que permitem decolagens e aterrissagens verticais. O T-20 JUMP possui, entre outras características, velocidade máxima de 72 nós (133 Km/h) e tempo de permanência no ar superior a 16horas dependendo da carga útil.

Ivan Plavetz
Fonte: Jane’s Defence Weekly

Artigos Relacionados

Formulação Conceitual dos Meios Blindados do Exército Brasileiro ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO-PORTARIA Nº 162-EME, DE 12 DE JUNHO DE 2019 Documento...

Pela primeira vez no Brasil, foi realizado o reabastecimento em voo (REVO) por helicóptero, foi a chamada Operação MANGA. Na...

Na tarde de hoje, 27 de maio, um comboio com três viaturas blindadas de transporte de pessoal (VBTP) 6X6 Guarani,...

No dia de hoje, 24 de maio, a Agência de Cooperação de Segurança de Defesa (Defense Security Cooperation Agency – DSCA)...

A capital turca, Istambul, foi palco de discussões sobre segurança e defesa nos dias 21, 22 e 23. A Feira...

De acordo com a portaria nº 443-COTER/C Ex, o Exército Brasileiro (EB), através do Comando de Operações Terrestres (COTER), constituiu...

Comentários

DISPONÍVEL