Marinha do México encomenda mais navios-patrulha

0
2456
Imagem 2 Damen-MexicanNavy
Terceiro navio de patrulha costeira da classe Tenochtitlan, denominado Palenque, comissionado na Marinha do México. (Imagem: Damen)

A Secretaria de Marina de Mexico (SEMAR) assinou contrato com o estaleiro holandês Damen para a construção de mais três navios de patrulha costeira da classe Ténochtitlan de 42 metros de comprimento. Esses navios são baseados no projeto Stan Patrol 4207 da fabricante.

A Damen anunciou que a companhia providenciara a engenharia, o pacote de material, assistência técnica e treinamento de tripulantes.

Os navios serão construídos nas instalações do Astilleros de Marina (ASTIMAR) Nº1 localizadas em Tampico, na costa leste do México. Contando com essas três unidades, a frota mexicana de navios da classe Ténochtitlan aumentará para dez embarcações.

Durante os últimos três anos a SEMAR tem trabalhado para modernizar seus meios flutuantes para patrulhar águas jurisdicionais, incluindo a Zona Econômica Exclusiva (ZEE). Os navios-patrulha da classe Ténochtitlan estão substituindo os menos capazes da classe Azteca, muitos deles comissionados nos anos da década de 1970.

A SEMAR espera ter 14 novos navios da classe Ténochtitlan até 2018.

Ivan Plavetz
Fonte: Jane’s Defence Weekly/Damen Shipyards