Marinha do Brasil presta ajuda humanitária em Cabo Verde

0
2382
Foto 2 União-CaboVerde.
(Imagem: Marinha do Brasil)

Prestes a ser incorporada à Força-Tarefa Marítima da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (FTM-Unifil), a fragata brasileira União (F-45) passou por sua primeira missão no país africano de Cabo Verde. A tripulação da embarcação, composta por cerca de 200 pessoas, distribuiu medicamentos, ração humana e barracas para as vítimas da erupção vulcânica da Ilha do Fogo. O apoio aconteceu na última sexta-feira (30) e sábado (31).

Em novembro do ano passado, o vulcão localizado em uma das ilhas de Cabo Verde entrou em erupção e expeliu lava por 19 dias. Milhares de pessoas ficaram desabrigadas. Não houve vítimas fatais.

A fragata União está em trânsito para Beirute, capital do Líbano, onde assumirá a função de nau-capitânia da FTM-Unifil ainda neste mês. Este será o 9° contingente da missão que desde 2011 é comandada pelo Brasil.

A Marinha tem como missão apoiar a Força Naval do Líbano no patrulhamento e no monitoramento do seu mar territorial por meio de Operações de Interdição Marítima (MIO). O objetivo é prevenir a entrada ilegal de armamentos e contrabandos via marítima em seu território, e treinar militares libaneses para que sejam capazes de assumir o controle de suas águas territoriais em futuro próximo.

Ivan Plavetz