Marinha do Brasil participará de exercício na costa da África

0
4950

O Navio Patrulha Oceânico (NPaOc) APA (P121) da Marinha do Brasil (MB) partiu, no dia 20 de fevereiro, da Base Naval do Rio de Janeiro para participar do exercício Obangame Express 2017, que envolve militares de países da África, Europa e Américas. Embarcarão no navio 12 militares de diversas marinhas, com o intuito de estreitar laços e comparar procedimentos.

O objetivo do treinamento é capacitar os países participantes em prover segurança marítima da área do Golfo da Guiné contra as ações de pirataria, tráfico de drogas e armas, sequestro, pesca ilegal e outros ilícitos.

A operação vai ocorrer até 31 de março, e o APA atuará no litoral de Angola, Congo e República Democrática do Congo, exercitando e avaliando a interoperabilidade regional, a relação multinacional de comando e controle e a proficiência marítima dos países africanos com seus parceiros regionais do Golfo da Guiné, em conjunto com norte-americanos, europeus e sul-americanos.

Durante o exercício também vão ocorrer operações de interdição marítima, técnicas de abordagem e a realização de treinamentos médico, meteorológico e armamento com os grupos de abordagem.

Durante a comissão, o navio fará visita operativa e representativa aos portos de Luanda (Angola), Douala (Camarões), Accra (Gana), Walvis Bay (Namíbia), São Tomé (São Tomé e Príncipe) e Dakar (Senegal).

Ivan Plavetz