A Marinha do Brasil lançou, na terça-feira, dia 27 de novembro, o primeiro protótipo do Míssil Antinavio Nacional de Superfície (MANSUP), a 300 km do litoral do Rio de Janeiro.
No teste, pôde-se confirmar o correto funcionamento de vários subsistemas e a necessidade de aperfeiçoamento em alguns. Os dados do seu comportamento em voo foram registrados por meio de telemetria, também desenvolvida no Brasil, e, após analisados, orientarão os próximos passos e lançamentos.
Esse Projeto Estratégico foi iniciado há 10 anos em parceria com as empresas nacionais: Avibras, responsável pela propulsão; SIATT, que desenvolve o sistema de guiamento, controle e a telemetria; Omnisys, que realiza o projeto do radar de detecção do alvo; e Fundação Ezute, que auxilia na coordenação dos trabalhos necessários.
Os dados obtidos com este lançamento permitirão prosseguir na evolução deste projeto desenvolvido com tecnologia exclusivamente nacional, que colocará o nosso País no seleto grupo de fabricantes de mísseis desse porte.
Todas as imagens desse artigo por Roberto Caiafa, exceto o disparo do MANSUP pela Barroso.