No dia 14 de dezembro, a Marinha lançou ao mar o submarino Riachuelo (S40).






O Riachuelo é primeiro de uma série de quatro submarinos convencionais e um com propulsão nuclear que estão sendo construídos no escopo do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB).
O marco da nova fase do PROSUB ocorreu quando o Riachuelo desceu pelo Shiplift (elevador de navios) até a água. A manobra teve a duração de 30 minutos.


De acordo com o Presidente Michel Temer, a entrega do submarino representa um novo tempo para a Marinha do Brasil e para a Defesa do País. “O dia 14 de dezembro é data que ficará marcada em nossa história, afinal o lançamento ao mar deste primeiro submarino é motivo de justificado orgulho para todos os brasileiros. Estamos dando prova da excelência da nossa indústria naval e que juntos somos capazes de superar qualquer desafio”, declarou.

O Diretor-Presidente da Itaguaí Construções Navais (ICN), André Portalis, abriu a cerimônia e enfatizou a grandiosidade do PROSUB. “Fico cheio de alegria por lançar hoje ao mar o Riachuelo. Ele é uma combinação da tecnologia francesa com as necessidades da Marinha do Brasil, para proteger o precioso patrimônio da ‘Amazônia Azul’. Outra razão para a nossa alegria hoje é contemplar o tanto que avançamos nos primeiros dez anos no PROSUB. É uma força de trabalho de 17 mil pessoas, que construíram aqui instalações industriais espetaculares de submarinos ultramodernos. São mais de 520 mil metros quadrados de oficinas, cais e meios industriais voltados para o projeto”, afirmou.


O Ministro da Defesa, General Joaquim Silva e Luna, falou da importância para o País da entrega do submarino. “Nessa semana, quando comemoramos o “Dia do Marinheiro”, o lançamento do Submarino Riachuelo ao mar leva consigo muitas das realizações de todos que dedicaram suas inspirações e talentos para a efetivação desse sonho e demonstra o elevado grau de profissionalismo da nossa força de trabalho, bem como a capacidade da Base Industrial de Defesa brasileira”, disse.

O Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira, ratificou a importância que a entrega do submarino representa para o Brasil e para a Marinha. “No dia de hoje, celebramos um marco do PROSUB, ao mesmo tempo em que enaltecemos as tradições marinheiras e festejamos uma conquista para a sociedade brasileira que comprova a qualificação profissional e industrial instalada no Brasil”, concluiu.
