A Confederação Nacional da Indústria (CNI) lançou mais uma edição do Mapa Estratégico da Indústria. Desta vez, com análises e projeções para o período de 2023 a 2032.
A apresentação do documento aconteceu durante reunião do Fórum Nacional da Indústria (FNI), em São Paulo, na última sexta-feira (20). Julio Shidara, presidente da Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil (AIAB), participou do evento por videoconferência.
O Mapa contempla uma série de áreas temáticas de grande interesse para a indústria aeroespacial como descarbonização, comércio exterior, tecnologia e inovação, mobilidade urbana e infraestrutura espacial, dentre outros”, destacou Shidara, que parabenizou e agradeceu a todos que participaram da elaboração do estudo.
“A AIAB trabalhou em estreita e intensa colaboração com a CNI para viabilizar essa conquista, tarefa facilitada pela visão estratégica de profissionais da CNI, que rapidamente assimilaram a importância da infraestrutura espacial para o desenvolvimento econômico e social e para a soberania do Brasil”, acrescentou.
O Mapa Estratégico da Indústria é um documento que apresenta uma visão de longo prazo para o desenvolvimento e o crescimento da indústria brasileira, a partir da identificação dos principais fatores que afetam a sua competitividade.
Para o Mapa Estratégico 2023-2032, a quarta edição do documento, foram identificados oito fatoreschave para a competitividade na próxima década, desdobrando-se em temas prioritários que delineiam o caminho para uma nova indústria.
Para cada tema prioritário, o Mapa apresenta uma breve descrição do desafio a ser superado, sugere possíveis soluções e indica os benefícios esperados. São elencados objetivos dentro de cada tema prioritário, com indicadores e metas para 2032.
A íntegra do documento “Reunião virtual de lançamento do Mapa Estratégico da Indústria” pode ser conferida no site www.mapadaindustria.cni.com.br.