O Comando Militar do Leste (CML) informou que, desde a manhã de 22 de março, devido ao alerta de fortes chuvas na Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro, colocou suas tropas em regime de prontidão para possível apoio à Defesa Civil, especialmente em Petrópolis. No início da noite do mesmo dia, a Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias de Petrópolis solicitou o apoio do CML na busca de vítimas por queda de barreira no bairro Alto Independência.
A 1ª Divisão de Exército (1ª DE) acionou a 4ª Brigada de Infantaria Leve de Montanha (4ª Bda Inf L Mth), localizada em Juiz de Fora ( MG), que ativou o Centro de Operações SAPUCAIA, a fim de planejar as ações. Ainda, o 32º Batalhão de Infantaria Leve de Montanha (32º BIL Mth), de Petrópolis, foi mobilizado, fazendo o deslocamento de 36 militares e três viaturas para o local. Além disso, foram disponibilizados 50 colchões para ajuda aos desabrigados.
Hoje, 23 de março, a 4ª Bda Inf L Mth enviou 454 militares e 69 viaturas, a fim de ampliar as capacidades disponíveis nas regiões afetadas. Tal reforço contou com meios logísticos do 10º Batalhão de Infantaria Leve de Montanha (10º BIL Mth), Companhia de Comando da 4ª Brigada de Infantaria Leve de Montanha (Cia C 4ª Bda Inf L Mth), 4ª Companhia de Comunicações Leve de Montanha (4ª Cia Com L Mth), 17º Batalhão Logístico Leve de Montanha (17º B Log L Mth) e do 35º Pelotão de Polícia do Exército (35º Pel PE).
O CML reitera seu compromisso de estar em constante prontidão para oferecer auxílio e assistência à população atingida por calamidades. Com ações coordenadas e uma rápida resposta às situações emergenciais, destaca sua capacidade de mobilização e apoio efetivo às comunidades, garantindo suporte, segurança e conforto nos momentos mais críticos.
Fonte: Seção de Comunicação Social do Comando Militar do Leste