Através da solicitação do Escritório Federal Alemão para Equipamento, Informações Tecnológicas e Suporte em Serviços do Bundeswehr (BAAINBw), a OCCAR (Organização de Cooperação Conjunta em matéria de Armamento) comissionou a alemã Artec GmbH para fornecer às Forças Armadas da Alemanha 131 viaturas blindadas Boxer.
A Artec, uma joint venture formada entre a Krauss-Maffei Wegmann (KMW) e Rheinmetall, deverá entregar os veículos na versão Transporte de Grupo, isto no período compreendido entre 2017 e 2020. O valor total do contrato é de € 476 milhões.
A fabricação do lote será executada nas linhas de produção da KMW e Rheinmetall, sendo 95 unidades pela primeira e 36 pela segunda.
O Bundeswehr já adquiriu 272 Boxers de várias configurações. De acordo com as fabricantes, experiências práticas no Afeganistão mostraram que a viatura deu significativa contribuição em favor da resistência e mobilidade das tropas de infantaria e esse resultado contribuiu para a nova encomenda.
Em termos globais, KMW e Rheinmetall consideram o Boxer o veículo blindado sobre rodas de tração 8×8 mais protegido. De acordo com as empresas, oferece aos tripulantes máxima proteção contra minas, dispositivos explosivos improvisados (IED conforme sigla em inglês) e fogo direto, bem como alta mobilidade em estradas preparadas e em terrenos rústicos. A concepção modular do Boxer permite elevada flexibilidade e diversidade de versões, afirmam elas.
Ivan Plavetz