Aurélio Giansiracusa, Ares Osservatorio Difesa (*)
Na semana passada, o Conselho de Aquisição de Defesa da Índia (Defence Acquisition Council – DAC), o principal órgão político-militar de alocação de recursos, autorizou o Ministério da Defesa a celebrar contratos para a compra de seis aeronaves Netra Mk1A AEW&C em nome da Força Aérea Indiana (IAF).
O esperado contrato, com o financiamento necessário, agora se materializará, permitindo que a IAF fortaleça a área crucial de vigilância por radar de longo alcance, alerta antecipado e comando e controle avançados.
Atualmente, a IAF opera seis aeronaves para tarefas AEW&C, com três Netra Mk1s e três IL-76s russos equipados com aviônicos e eletrônicos IAI Phalcon israelenses.
O Netra Mk1, assim como o Mk1A, é o resultado de um programa de desenvolvimento conduzido pelo Defence Research and Development Organisation (DRDO), a organização de pesquisa e desenvolvimento do Ministério da Defesa em Nova Déli, com o objetivo de fornecer à IAF um sistema de produção nacional.
Diferenças entre Netra Mk1 e Mk1A
Espera-se que o Netra Mk1A continue a usar o Embraer ERJ-145 como plataforma, assim como o Netra Mk1, e o radar passará por uma melhoria significativa, passando do atual alcance de vigilância de 200 quilômetros para aproximadamente 450 quilômetros garantidos pelo novo dispositivo.
No desenvolvimento do novo radar Netra Mk1A, o DRDO fez uso de módulos avançados de transmissão e recepção baseados em Nitreto de Gálio (GaN), melhorando o desempenho oferecido pelo sistema e sua resistência às contramedidas eletrônicas do adversário, não só melhorando o alcance de detecção, mas também o rastreamento de alvos, facilitando o trabalho da defesa aérea. Outras diferenças em relação ao anterior serão a interface homem-missão (HMI) aprimorada, a adoção de um link de dados avançado, capacidades de guerra aprimoradas e resistência eletrônica.
Mas o trabalho de desenvolvimento do DRDO não para por aí e ele está atualmente envolvido no projeto do Netra Mk2, que deve ter desempenho significativamente melhorado em comparação ao Mk1A, adotando um radome para vigilância de 300° e sendo instalado a bordo de uma aeronave Airbus A321.

(*) Ares Osservatorio Difesa é uma Associação Cultural italiana, fundada em 12 de abril de 2019, em Roma, para a análise e estudo de questões nacionais e internacionais relacionadas as áreas de defesa e segurança, e parceira de Tecnologia & Defesa no intercâmbio de informações, para manter os leitores atualizados das notícias importantes que ocorrem entre os dois países.
Uma resposta
Notícia excelente!!!Possível sinal da vitória do Kc-390 ???😎🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷