Mais portadas IRB e caminhões Tatra 8X8 para o Exército

Na ultima sexta-feira, dia 20 de dezembro, o 3º Batalhão de Engenharia de Combate (3º BE Cmb), “Batalhão Conrado Bittencourt”, de Cachoeira do Sul (RS), recebeu dois novos módulos da portada IRB, produzidas pela empresa General Dynamics European Land Systems (GDELS), incrementando sua capacidade de transposição de curso d’água e dando mais recursos para utilizar na continuidade da Operação Taquari 2, em auxílio os municípios gaúchos.

O conjunto IRB, ou Improved Ribbon Bridge, é um sistema para travessia de rios ou lagos, funcionando como uma ponte flutuante ou como uma jangada, para veículos ou equipamentos pesados em combate, e está em uso Exército e Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA, onde foi testado em combate, e diversas outras forças pelo mundo.

Possui a capacitação de carga militar, ou MLC (Military Load Classification), padrão OTAN para 80 toneladas, o que a torna apta a transportar qualquer blindado da atualidade, incluindo os modernos carros de combates pesados (MBT), e mantém total interoperabilidade com o sistema FSB (Floating Support Bridge), atualmente em uso pelo Exército Brasileiro.

Uma característica que merece destaque são os veículos de transporte Especial – engenharia transporte de portada (VTE-Eng TRNP PRTD). Trata-se de caminhões tchecos Tatra Force T 815-7T3R41 8X8.1R, que utilizam o mesmo chassi e componentes mecânicos dos veículos do sistema de lançamento de foguetes e mísseis ASTROS 2020, da Avibras Aeroespacial.

A aquisição do novo lote do equipamento se deu dentro do Programa Estratégico do Exército (Prg EE) Obtenção da Capacidade Operacional Plena (OCOP), visando à modernização de sua engenharia de combate com a aquisição de pontes de alta capacidade e multifuncionais, complementando o pedido inicial para aquisição, emitido no final de 2017.

Fonte: Comando Militar do Sul

COMPARTILHE

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *