Mac Jee participará do projeto PROPHIPER 14-X

A Mac Jee e o Instituto de Estudos Avançados (IEAv), organização militar vinculada ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos (SP), celebraram a assinatura de um Acordo de Parceria para a execução conjunta de atividades de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) no âmbito do Projeto Estratégico de Propulsão Hipersônica 14-X (PROPHIPER 14-X). Publicado no Diário Oficial da União em 16/12, o instrumento tem vigência de 36 meses e contará com cerca de 40 engenheiros e cientistas diretamente envolvidos.

A cooperação prevê atividades conjuntas para garantir o desenvolvimento do R.A.T.O.-14X (“Rocket Assisted Take-Off”) e a sua compatibilidade com o 14-X que será impulsionado e colocado na condição de ensaio pelo foguete. A iniciativa reforça a importância da cooperação público-privada para o setor aeroespacial brasileiro e está alinhada à Política de Inovação do IEAv, ao contribuir para a manutenção operacional, a qualificação das equipes e a incorporação de novas técnicas e tecnologias que elevem a eficiência de operação e sustentem o desenvolvimento de modelos de engenharia para aplicação em veículos aeroespaciais.

“O acordo fortalece a pesquisa aplicada e a integração tecnológica necessárias aos ensaios em voo do 14-X, somando competências do IEAv e da indústria com foco em resultados diretamente ligados ao aumento da capacidade aeroespacial brasileira”, destacou o diretor do IEAV, coronel aviador Charlon Goes Cunha.

Por meio do acordo, o IEAv apoiará a Mac Jee na realização de simulações e análises aerotermodinâmicas de alta complexidade, utilizando as competências científicas do Instituto para a área de hipersônica e em contrapartida a empresa disponibilizará equipamentos, serviços e insumos que ampliam a infraestrutura e a capacidade de desenvolver tecnologias e conhecimentos do IEAv. “A parceria com o IEAv acelera a maturação de capacidades nacionais em propulsão hipersônica e contribui para a preparação do sistema integrado e da campanha de testes do PROPHIPER 14-X”, ressaltou o presidente do Grupo Mac Jee, Simon Jeannot. 

Texto: tenente Johny Lucas / Agência Força Aérea
Fotos e vídeo: Mac Jee

COMPARTILHE

Respostas de 5

  1. parabéns pela excelente parceria da Mac Jee e o IEAv. A participação público-prvada é a saída para os projetos de defesa seguirem sem as incertezas políticas.

  2. Que Alegria ver nosso Brasil seguindo enfrente em seu próprio desenvolvimento, mesmo com tantos tentando burlar, pra frente Brasil pra frente nossos engenheiros.

  3. Zun Tzu já dizia: Não devemos confiar em não agressão à nossa soberania, mas sim, devemos estar preparados para nos defender.
    O investimento em tecnologia de defesa é a nossa maior garantia de termos capacidade de nos defender de qualquer tipo de ameaça à nossa soberania, além do que, essa tecnologia propicia o desenvolvimento de outras tecnologias parra o uso civil em escala geométrica.
    A mudança da mentalidade de nossos governantes e empresários é bem vida, e com isso nosso país poderá ser uma grande potência nesse setor. como já é no Agronegócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *