A Saab recebeu, da Lituânia, um pedido de compra adicional para seu seu sistema de defesa antiaérea móvel de curto alcance MSHORAD, no valor da aquisição é de 1,2 bilhão de coroas suecas, com as entregas programadas para acontecer entre 2026 e 2029. Essa aquisição se agrega ao pedido de compra inicial, assinado em julho de 2024, formando uma segunda bateria de defesa antiaérea..
“Temos orgulho de continuar apoiando a capacidade de defesa antiaérea de curto alcance das Forças Armadas da Lituânia. O MSHORAD é uma solução altamente móvel que permite ao usuário identificar e neutralizar ameaças aéreas de forma rápida e eficaz”, diz Görgen Johansson, chefe da área de negócios Dynamics da Saab.
“A aquisição do Sistema MSHORAD aumentará a capacidade das Forças Armadas da Lituânia de combater possíveis ataques aéreos inimigos. A vantagem desse sistema é sua mobilidade, tornando-o um sistema altamente necessário para a Lituânia”, disse o ministro da Defesa Nacional da Lituânia, Laurynas Kasčiūnas.
O pedido de compra inclui unidades de tiro móveis, unidades radar móveis e um sistema de comando e controle (C2), que serão integradas às viaturas JLTV, fabricadas pela empresa norte-americana Oshkosh, antes da entrega ao cliente.
O MSHORAD é a solução de defesa antiaérea móvel da Saab. O sistema consiste na Unidade Radar Móvel (MRU), com base radar Giraffe 1X, e na Unidade de Tiro Móvel (MFU), com mísseis RBS 70 NG, conectados ao GBAD C2, que é o sistema de Comando e Controle da Saab para defesa antiaérea.
Fonte: Saab
Uma resposta
alguma novidade do Guarani porta morteiro e defesa antiaérea de baixa altura? pelo que eu vi o EB teve uma reunião entre a SAAB e a IVECO pra concluir o desenvolvimento