Leopard 1A5BR – Exército busca nacionalização do computador de tiro

Nos dias 21 e 22 de outubro de 2025, a Seção de Fabricação do Destacamento Avançado do Departamento de Ciência e Tecnologia (SF/DA-DCT), elo da Diretoria de Fabricação (DF) na guarnição de Santa Maria (RS), conduziu a visita técnica de engenheiros da empresa Omnisys, pertencente ao grupo Thales, no Parque Regional de Manutenção da 3ª Região Militar (Pq R Mnt/3) e no Centro de Instrução de Blindados (CI Bld), visando a nacionalização do computador de tiro da viatura blindada de combate carro de combate (VBC CC) Leopard 1A5 BR.

Inicialmente, as atividades foram realizadas no Pq R Mnt/3, onde os engenheiros da Omnisys puderam conhecer o Sistema de Navegação, Direção e Controle de Tiro (SNDCT – EMES) da VBC CC Leopard 1A5 BR, bem como o trabalho realizado pela equipe técnica daquela Organização Militar na manutenção do referido sistema.

No dia seguinte, durante visita ao CI Bld, os engenheiros da Omnisys puderam verificar os Meios Auxiliares de Instrução do Chassi e da Torre da VBC CC Leopard 1A5 BR, empregados nos cursos e estágios daquele Centro, e participar de debates sobre a funcionalidade de cada equipamento do SNDCT.

A atividade em questão faz parte do conjunto de ações em curso, promovidas pela Diretoria de Fabricação, no contexto do Projeto de Nacionalização de Componentes da VBC CC Leopard 1A5 BR, contribuindo, portanto, para o incremento do poder de combate da Força Terrestre.

Fonte: Diretoria de Fabricação

COMPARTILHE

Respostas de 4

  1. Um grande passo para modernização de nossos leopardos. Bastos ,vc tem alguma informação sobre uma possível modernização com substituição do motor e rodagem dos Leo 1A5 ???
    Desde já agradeço a atenção.

  2. espero não desativem o Léo…mas façam como Alemanha.
    troquem a torre e o canhão para 20 ou 30mm para apoio aéreo.
    na guerra Rússia e Ucrânia tá provado que pode ser chassis antigos

    1. amo o Leo 1a5 mas acredito que necessita um grande processo de modernização. talvez chegou a hora da chegada do leopard 2a4 ou algum mbt russo modernizado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *