Leopard 1A1: 41 carros de combate recuperados

0
6138

leopard (1)

O Parque Regional de Manutenção da 3ª Região Militar (Pq R Mnt/3), localizado na cidade de Santa Maria (RS), finalizou no início de janeiro o Projeto de Recuperação das Viaturas Blindadas de Combate (VBC-CC) Leopard 1A1, compreendendo 41 exemplares do modelo adquiridos do Exército Belga na década de 1990.

leopard (3)
Os Leopard 1A1 adquiridos da Bélgica utilizavam sistema de controle de tiro próprio, auxiliado por visão termal para tiro noturno (caixa junto ao canhão).

A Força Tarefa de Manutenção criada foi estruturada com a participação de militares dos 4°, 6º e 9º Regimentos de Cavalaria Blindados, organizações militares de destino das viaturas recuperadas. Hoje, cada Regimento de Cavalaria Blindado (RCB) conta com um esquadrão de VBC CC Leopard 1A1, além de possuir, em seus quadros, militares experientes para manutenir rotineiramente essas viaturas. No entanto, o Pq R Mnt/3 é a Unidade Logística encarregada das missões de recebimento, manutenção e suprimento de todo o material do Projeto Leopard, tornando-se assim a OM de referência para as viaturas dessa família de blindados.

leopard (2)
O Leopard 1A1 foi a primeira versão do tipo usada pelo Exército Brasileiro, que possui mais de 200 carros da versão IA5 BR.

A solenidade de finalização do Projeto, realizada no último dia cinco no Parque Regional de Manutenção da 3ª Região Militar (Pq R Mnt/3) contou com a presença dos Comandantes dos RCB envolvidos. Durante a formatura, a última viatura blindada de combate Leopard 1A1 recuperada, pertencente ao 9° RCB, desfilou pela Alameda general Napion, representando todos os demais carros de combate recuperados pelo Parque.

A última viatura entregue do programa desfila no pátio do Pq R Mnt/3 (Imagem: Exército Brasileiro)

Roberto Caiafa
*Texto e fotos