No Salão Internacional do Ar de Paris, em Le Bourget, a empresa italiana Leonardo e a turca Baykar Technologies anunciaram hoje, 16 de junho, a criação de uma joint venture dedicada ao desenvolvimento de tecnologias não tripuladas.
As empresas já haviam assinado um Memorando de Entendimento (MoU) correspondente em Roma, no início de março de 2025, e Leonardo e Baykar serão acionistas em partes iguais (50% cada) da nova empresa, denominada LBA Systems, que terá sua sede legal e operacional na Itália, que alavanca fortes sinergias industriais e abrangerá o projeto, o desenvolvimento, a produção e a manutenção de sistemas aéreos não tripulados (UAS).
De acordo com Roberto Cingolani, CEO da Leonardo: “Hoje, assinamos uma nova aliança internacional estratégica, estabelecendo um player-chave na área de tecnologias não tripuladas. Acreditamos firmemente que a cooperação tecnológica é um meio poderoso para enfrentar os desafios sem precedentes que o setor de defesa enfrenta. A integração da experiência da Leonardo em certificação e tecnologias multidomínio integradas com as plataformas não tripuladas de classe mundial da Baykar pode realmente proporcionar um impulso significativo na captura de oportunidades tanto na Europa quanto no cenário global. Estamos avançando com a implementação do nosso Plano Industrial, com foco na internacionalização para tornar a Leonardo uma empresa importante na segurança global”.
Para Selçuk Bayraktar, presidente e CTO da Baykar Technologies : “Na Baykar, sempre acreditamos que o futuro da indústria aeroespacial reside em ideias ousadas e inovação inovadora. Como líder mundial no desenvolvimento e exportação de UAVs, transformamos essa crença em realidade em campo. Esta parceria com a Leonardo — uma empresa com expertise de classe mundial em sistemas C4I e capacidades complementares na aviação — é mais do que uma colaboração; é um catalisador para o que vem por aí. Juntos, estamos construindo uma nova geração de sistemas não tripulados que não são apenas inteligentes e prontos para a missão, mas também projetados com ética e interoperabilidade em seu núcleo. Em um mundo de crescente complexidade, esta aliança proporcionará a segurança global orientada por IA que o amanhã exige. Esta parceria reflete a estratégia de longo prazo da Baykar de aprofundar a cooperação internacional e expandir nosso papel como inovador global em tecnologias de defesa autônomas de alto impacto”.
A Baykar, com um amplo portfólio que abrange todos os segmentos relevantes de UAS, se concentrará no projeto e desenvolvimento de plataformas avançadas de veículos aéreos não tripulados. A Leonardo fornecerá sistemas eletrônicos e cargas úteis de ponta, implementará recursos de formação de equipes tripuladas e não tripuladas e de enxameamento, e estará envolvida em atividades de qualificação e certificação.
Por meio das atividades desta Joint Venture, a Leonardo e a Baykar visam buscar oportunidades conjuntas no mercado europeu e internacional. As empresas também concordaram em explorar outras áreas de colaboração: desde a cooperação comercial envolvendo as plataformas Baykar e Leonardo até iniciativas conjuntas em ecossistemas digitais multidomínio.
Entre os locais da Leonardo envolvidos estarão: Ronchi dei Legionari, centro de excelência do setor não tripulado, Turim para atividades de engenharia e certificação, Roma Tiburtina para o desenvolvimento de tecnologias multidomínio integradas, bem como Grottaglie para a produção de compósitos avançados.

Fonte: Leonardo