Lançamento do VSB-30: carga útil atingiu 263 quilômetros de altura

O foguete suborbital VSB-30 V20, desenvolvido pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), órgão do Comando da Aeronáutica, foi lançado no dia 22 de fevereiro, às 7h52min (horário local) do Centro de Lançamento de Esrange, na Suécia. O voo transcorreu conforme o planejado e a carga útil, composta por experimentos com hidrogênio líquido da Cryofenix, atingiu 263 quilômetros de altura máxima, permanecendo seis minutos em ambiente de microgravidade.

Com 12,6 metros de comprimento e peso total de 2,5 toneladas, o VSB-30 foi desenvolvido pelo Brasil em parceria com a Alemanha. Esse foi o 15º lançamento de um VSB-30. O primeiro voo ocorreu em 23 de outubro de 2004, no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão. No dia 19, outro foguete suborbital brasileiro, o VS-30/IO V11, foi lançado na Noruega. A carga útil atingiu 364 quilômetros de altura máxima.

Novo projeto

Em 2014, o IAE e a Fundação de Ciência, Aplicações e Tecnologia Espaciais (FUNCATE) assinaram um convênio para o desenvolvimento do Veículo Lançador de Microssatélites (VLM). O VLM, fruto de mais uma parceria com a Alemanha, será destinado ao lançamento de cargas úteis espaciais ou microssatélites (até 150 Kg) em órbitas equatoriais e polares.

Roberto Caiafa

COMPARTILHE