LABACE 2016: H135 modernizado fará turnê pelo Brasil

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(Imagem: Helibras/Márcio Jumpei)

O resultado da primeira modernização de um helicóptero civil no país vai ser apresentado durante uma turnê de demonstração. A Helibras anunciou a transformação de um EC135 P2 na última versão desse modelo, o H135, durante a participação na LABACE 2016, feira de aviação civil que está acontecendo na cidade São Paulo e vai até 01 de setembro.

A modernização proporciona um aumento significativo da performance da aeronave. Isso acontece pelo acréscimo de 20 centímetros no diâmetro do rotor principal, por meio da substituição das pás, o que garante maior sustentação.

O pacote de melhorias também inclui a instalação de um novo software do FADEC (Full Authority Digital Engine Controls), troca de uma série de componentes, peças e partes estruturais, ampliando a vida útil do helicóptero.

O peso máximo de decolagem do H135 passou para 2.980 Kg, especialmente em locais sujeitos a altas temperaturas. A modernização também oferece maior segurança em decolagens de helipontos elevados, já que permite um ganho de 90 Kg nessas condições.

De acordo com a Helibras, entre os benefícios advindos da modernização, o helicóptero passou por um processo de atualização no sistema de monitoramento de parâmetros de motor e célula, e no sistema de gerenciamento de voo, com excelente razão custo benefício e uma redução de 2,3% no consumo de combustível.

“O H135 modernizado será apresentado aos nossos clientes durante o mês de setembro e eles poderão comprovar as melhorias de desempenho obtidas com esse upgrade que esperamos que seja o primeiro de muitos para o mercado civil”, destacou Dominique Andreani, vice-presidente de Negócios e Serviços da Helibras.

A Helibras informou que pilotos e mecânicos da aeronave modernizada também contarão com apoio da Helibras para familiarização e treinamento na nova versão.

Anúncio das modificações da aeronave e início dos primeiros voos acontecem durante a LABACE 2016 (Imagem: Helibras/Márcio Jumpei)
Anúncio das modificações da aeronave e início dos primeiros voos acontecem durante a LABACE 2016 (Imagem: Helibras/Márcio Jumpei)

“Após a modernização, os voos de teste demonstraram um ganho no desempenho da aeronave, assim como melhorias na velocidade máxima com potência máxima contínua e na qualidade do voo”, comentou Rogério Holzmann, piloto de ensaios da Helibras.

O comandante Walter Iglesias, piloto da aeronave modernizada e que opera EC135 desde 1999, acompanhou os passos do upgrade. “Começamos a operar o modelo EC135 P1 e assim que foi lançado o P2 disponibilizando mais potência e peso para decolagem, fomos os primeiros a realizar o retrofit com ganhos operacionais e performance consideráveis. Depois disso, em 2010 trocamos a aeronave por essa atual, que já soma mais de 1.350 horas de voo sem nenhum dia de indisponibilidade técnica. Pela confiança no produto, na empresa, e por todas as melhorias introduzidas nessa modernização, temos a certeza que o H135 nos garantirá mais segurança e alto desempenho” disse.

Ivan Plavetz