LAAD 2015: Helibras fará entrega de Fennec modernizado ao Exército

0
2339
Foto 1 Helibras-LAAD2015.
(Imagem: Divulgação)

A Helibras vai expor quatro modelos de helicópteros, sendo três deles militares e um policial, durante a edição 2015 da LAAD, Feira Internacional de Defesa e Segurança que acontecerá na próxima semana, entre 14 e 17 de abril, no Rio de Janeiro.

O Fennec em exposição pertence a uma unidade da Aviação do Exército (AvEx) e que passou pelo programa de modernização da frota na fábrica da Helibras, localizada em Itajubá (MG). A aeronave foi a primeira a ser operada pela Força Terrestre, em 1989, e será recebido pelo comandante do Exército, general de exército Eduardo Dias da Costa Vilas Bôas.

Já o H225M exposto é a primeira unidade na América Latina a contar com sistema de abastecimento em voo, a partir do projeto desenvolvido pela engenharia da Helibras para integração deste opcional no helicóptero. A aeronave voltará a Itajubá depois da feira para receber os últimos itens antes da entrega oficial à FAB.

Foto 2 Helibras-LAAD2015.
EC 145 C2, da Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro. (Imagem: Divulgação)

Entre os componentes instalados na unidade e que foram desenvolvidos no país pela Helibras, destacam-se o sistema de contramedidas (equipamento de autoproteção da aeronave), o sistema de comunicação criptografada para ser empregado entre forças de resgate e os destinatários da operação, além do sistema FLIR (câmera infravermelha e detector a laser para rastrear alvos) e o gravador de vídeo e voz no cockpit do helicóptero.

O H225M ainda conta com aparelho de visão noturna (NVG), blindagem reforçada, guincho duplo, gancho para carga externa, previsão para instalação de duas metralhadoras 7.62 mm, além de componentes de rapel e avançados sistemas de navegação e comunicação.

Uma unidade do novo Pantera K2, também da AvEx e já modernizada, completa o quadro de helicópteros militares que a Helibras levará para a LAAD 2015.

No âmbito do mercado governamental, o EC145 C2 exposto será destinado à Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro, e irá operar durante os Jogos Olímpicos de 2016. Para reforçar a segurança do evento, o governo estadual adquiriu dois helicópteros desse modelo equipados com instrumentos de vigilância e busca aérea no estado-da-arte.

Foto 3 Helibras-LAAD2015.
Pantera K2, modelo modernizado pela Helibras. (Imagem: Divulgação)

O mercado militar e governamental mantém um grande peso na indústria de asas rotativas e os helicópteros tornaram-se importantes aliados nas missões das corporações em defesa do território brasileiro e na segurança da população. “Sabemos do papel fundamental que nossas aeronaves têm para o país, por isso mantemos o nosso compromisso em oferecer as melhores soluções, tanto em aparelhos como em apoio e suporte logístico, para as tão importantes atividades de defesa e segurança, que nos enchem de orgulho”, disse Eduardo Marson, presidente da Helibras.

O estande da Helibras, localizado na área externa, espaço L119, estará aberto à visitação durante todo o período da LAAD.

No pavilhão interno do Riocentro, a Airbus Helicopters mostrará no estande do Airbus Group as mais avançadas tecnologias internacionais para aperfeiçoamento das forças militares e de segurança no Brasil.

Ivan Plavetz