LAAD 2015: Geocontrol vai produzir o Thales SOTAS

0
2774
SOTAS_Caiafa
(Imagem: Roberto Caiafa)

A Geocontrol, empresa estratégica de defesa (EED) do Ministério da Defesa (MD), localizada em Vitória (ES), produz para o Exército Brasileiro (EB) o Computador Tático Militar CTM-1 EB, um terminal de Comando e Controle (C2) capaz de administrar a comunicação de dados entre os diversos sistemas de veí­culo blindado, suas tripulações e as equipes que estão em campo e, ainda, se interligar por meio de rádios a Centros de C2 de outros escalões de comando. O CTM está sendo produzido para equipar o VBTP-MSR 6×6 Guarani.

Na LAAD 2015, a Geocontrol, em conjunto com o Grupo Thales, deverá fazer o anúncio da produção e suporte local do SOTAS no Brasil, ampliando a utilização desse sistema pelo Exército Brasileiro e atendendo encomendas de exportação para o mercado latino-americano. Segundo as empresas, a operação já deverá estar ativa no final do primeiro semestre de 2015.

O SOTAS equipa no EB os blindados M113, EE-9 Cascavel, EE-11 Urutu e os primeiros lotes do VBTP-MSR 6×6 Guarani. Na atualidade, 32 obuseiros autopropulsados do tipo M-109A5+ Plus, adquiridos pelo Exército Brasileiro e atualmente sendo modernizados pela BAE Systems América, também irão receber o equipamento, assim como os 36 M109A3 mais antigos baseados na região sul do País.

Também está previsto o lançamento de uma versão Lite do Sotas, direcionada para viaturas policiais e veículos especializados de Forças de Segurança, um mercado com grande potencial no Brasil e países vizinhos, e onde a Geocontrol atua.

Roberto Caiafa