LAAD 2015: Akaer e Saab oficializam sociedade

0
2836
AKAER_SAAb_Agreement_Caiafa_Photo
O CEO da Akaer, César Augusto T.A. Silva, e o vice-presidente de Parcerias Internacionais da SAAB, Jan Germundsson, celebraram a associação entre as empresas. (Imagem: Roberto Caiafa)

A Akaer e a SAAB oficializaram a sociedade no último dia 14 de abril, durante a LAAD Defence & Security 2015, maior evento de defesa da América Latina. A assinatura garante à companhia sueca a participação de 15% na empresa brasileira. No encontro, o CEO da Akaer, Sr. César Augusto T.A. Silva, e o vice-presidente de Parcerias Internacionais da SAAB, Sr. Jan Germundsson, celebraram a associação entre as empresas.

As duas companhias atuam juntas há quase seis anos, mas desde 2012 a SAAB intensificou essa união fazendo um aporte de recursos na Akaer por meio de empréstimo conversível. Esse montante é agora oficialmente convertido em 15% de participação.

Com a escolha da SAAB para o fornecimento de 36 caças supersônicos Gripen NG para o Brasil, a Akaer fica responsável por apoiar a companhia sueca no processo de transferência de tecnologia previsto no acordo com a Força Aérea Brasileira.

A Akaer é uma das poucas organizações brasileiras com atuação em quase todos os projetos de aeronaves da Embraer, e também de alguns fabricantes internacionais como Boeing, Airbus, Airbus Helicopters e SAAB. Figurando a partir de agora como uma sociedade anônima, a empresa ganha, com essa mudança na estrutura do capital, acesso a novas tecnologias e mercados no Brasil e no exterior. Essa ação visa permitir a Akaer alcançar um novo patamar como integradora de estruturas e de sistemas de primeiro nível (1st Tier), com plena condição de atender a indústria aeroespacial e de defesa de qualquer parte do mundo.

A Akaer atua como empresa integradora de projetos, aglutinando diferentes tecnologias e processos de desenvolvimento, qualificação, certificação e produção de Aeroestruturas e sistemas para o setor aeronáutico. Agora, com o acesso a novas tecnologias, a organização passa também a atuar em outros setores de Defesa (Naval, Terrestre e Espaço). A internacionalização da empresa é um outro objetivo estratégico que agora, com um sócio de abrangência global, passa a ficar mais próximo.

Além das diversas oportunidades de negócio que se apresentam com a entrada da SAAB no capital, a Akaer também participa de projetos de desenvolvimento de novas tecnologias em parceria com universidades, institutos de pesquisa e empresas no Brasil e na Suécia.

Roberto Caiafa