O governo do Kuwait assinou contrato com a Airbus Helicopters para aquisição de 30 helicópteros médios H225M Caracal, anunciou hoje (09) a fabricante. O negócio foi firmado após processo seletivo realizado em meados do ano passado e inclui suporte operacional entre outros serviços.
Desse lote contratado, 24 exemplares serão usados pela Força Aérea do Kuwait e seis pela Guarda Nacional. As aeronaves cumprirão notadamente missões de Combat-SAR (CSAR), operações navais, evacuação aeromédica e transporte militar.
De acordo com fontes da imprensa francesa, o contrato esta avaliado em USS 1.19 bilhões e as entregas começarão antes do final de 2018. Em outubro de 2015 o Kuwait assinou carta de aceitação (LoA conforme termo interancional) com a França correspondente a 24 H225M, sendo que os seis restantes estavam incluídos como opção.
Além dos H225M, o país árabe espera receber da França um programa MLU (Mid-Life Upgrades – modernização de meia vida) para suas oito embarcações de ataque rápido P 37 (Combattante 1) e para seus veículos blindados leves Renault.
O Kuwait é o último país a se juntar ao grupo de usuários do H225M. Mais de 138 helicópteros do modelo já foram encomendados por França, Brasil, México, Malásia, Indonésia, Tailândia e Kuwait.
Ivan Plavetz
Fonte: Airbus Helicopters/Jane’s Defence Weekly