KMW do Brasil inaugura fábrica em Santa Maria (RS)

Frank Haun, presidente mundial da Krauss-Maffei Wegmann (KMW), anunciou, em cerimônia solene, a inauguração da fábrica da empresa em Santa Maria (RS), localizada às margens da BR-287.

Tornada pública em 2010, a nova unidade industrial está dimensionada para realizar os serviços de manutenção pesados na frota de blindados sobre esteiras Leopard 1A5 (220 unidades aproximadamente) e Guepard 1A2 antiaéreos (36 exemplares). Cerca de R$ 40 milhões foram investidos nas obras, até o momento.

Foi anunciada a modernização em oito exemplares do blindado antiaéreo Guepard, visando seu emprego na defesa das instalações a serem utilizadas nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016.

Além desse novo contrato, a KMW do Brasil está propondo ao Exército Brasileiro o desenvolvimento de um substituto para o Leopard 1A5, um carro de combate a ser produzido em Santa Maria com meta de 70% de conteúdo nacionalizado.

Outra proposta da empresa alemã é fabricar localmente o blindado sobre rodas KMW Dingo, visando oferecê-lo a forças governamentais de segurança pública, equipes de operações especiais e como equipamento padrão de Forças de Paz da ONU lideradas por tropas brasileiras.

No segmento de simulação para treinamento militar, a KMW já conta com um grupo de especialistas trabalhando em parceria com algumas instituições de ensino superior de Santa Maria para o desenvolvimento de simuladores de viaturas blindadas sobre esteiras e sobre rodas, presentes na frota do Exército Brasileiro.

O Centro de Instrução de Blindados, localizado em Santa Maria, já se beneficia das avançadas tecnologias do KMW Live Firing Monitoring Equipment BR, equipamento de treinamento de tiro e simulação viva usado nos carros de combate Leopard 1A5, em conjunto com os Dispositivos de Simulação e Engajamento Tático DSET 41 e DSET 46, o segundo modelo sendo resultado de uma modernização introduzida pela KMW do Brasil a partir de requisitos colocados pelo Exército Brasileiro.

Ivan Plavetz

Artigos Relacionados

Formulação Conceitual dos Meios Blindados do Exército Brasileiro ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO-PORTARIA Nº 162-EME, DE 12 DE JUNHO DE 2019 Documento...

Pela primeira vez no Brasil, foi realizado o reabastecimento em voo (REVO) por helicóptero, foi a chamada Operação MANGA. Na...

A equipe de Tecnologia & Defesa esteve a bordo do super navio-aeródromo USS George Washington (CVN 73), um navio de...

De acordo com o Portal da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP), o governador do Estado, Jerônimo Rodrigues, autorizou...

O Grupo EDGE e a Fincantieri assinaram hoje, dia 20 de maio, um acordo que formaliza o lançamento da MAESTRAL,...

No ultimo sábado, dia 18 de maio, às 16h29 local, um caça Lockheed Martin F-35C Lightning II da US Navy...

Comentários

DISPONÍVEL