Chegou ao Brasil neste sábado (04/05) uma aeronave Airbus A330 MRTT (KC2 Voyager na Royal Air Force – RAF). O avião bimotor pousou no Aeroporto Internacional de Brasília no final da tarde, sendo imediatamente fotografada por inúmeros spotters. A aeronave participará de uma série de treinamentos conjuntos pela América do Sul (aproveitamento de missão) em sua viagem rumo aos Estados Unidos.
Segundo fontes próximas ouvidas pela reportagem com relação a presença da aeronave, tratar-se-ia de uma ação conjunta da Airbus Military e Governo Britânico para promover o avião no Brasil.
Essa ação seria no sentido de realizar uma demonstração em voo das capacidades da aeronave para a Força Aérea Brasileira, inclusive com a realização de missão REVO junto aos caças Northrop F-5EM/FM (voo ainda não confirmado).
Segundo essas mesmas fontes, a aeronave estaria sendo demonstrada por uma iniciativa da própria RAF, já que poderia substituir com inúmeras vantagens o Boeing 767 arrendado da COLT Aviation, mantendo a capacidade de carga existente no Esquadrão Corsário e expandindo o envelope operacional com capacidade REVO tática para operações dos esquadrões de caça e ataque, e estratégica para apoio em rotas longas/traslados.
Na próxima segunda-feira haverá um briefing para autoridades militares brasileiras em Brasília, patrocinado pela RAF e DSO. Nesse briefing serão apresentadas as capacidades da aeronave (trata-se de uma troca de experiências ofertada pelos britânicos, e não um pedido formal da FAB).
Todos os envolvidos entendem que não há no momento uma concorrência aberta pela Força Aérea Brasileira para adquirir ou alugar uma aeronave de transporte e reabastecimento em voo, mas ninguém ignora que o contrato da Colt Aviation com a FAB está próximo do seu término.
Multi Role Tanker Transport
O Voyager foi fornecido pela Airbus Military à Air Tanker Services, empresa criada para operar e dar apoio a estes aviões em favor do Ministério da Defesa (UK Ministry of Defence) dentro do Programa Future Strategic Transport Aircraft, criado no final de 2011.
A AirTanker é um consórcio de especialistas líderes em Aeronáutica e Defesa que reúne a Babcock, a Cobham, o Airbus Group, a Rolls-Royce e a Thales.
Operando de forma silenciosa e eficiente a partir da RAF AFB Brize Norton, a Air Tanker oferece uma capacidade única de reabastecimento aéreo e transporte para as Forças Armadas do Reino Unido e seus parceiros globais.
A aeronave Voyager representa um novo padrão em tecnologias de aviões tanque/carga/transporte de passageiros/capacidade aeromédica.
A Airbus Military forneceu 14 aeronaves transformada para a AirTanker, seja a partir de Getafe, (Espanha), ou a partir das instalações da Cobham (UK).
A frota compreende uma força central de nove exemplares “fixos”, mais uma ‘frota de substitutos’ com cinco aeronaves que tanto podem ser alugadas a companhias aéreas civis como podem retornar imediatamente ao serviço militar em caso de necessidade.
Nota: T&D agradece aos spotters Thiago Pereira Machado e Felipe Caixeta pela cessão das fotos.
Resposta de 0
É uma aeronave superior aos KC-46 da BOEING, com a vantagem de não trazer nenhum FOG de fábrica.
O Brasil realmente esta necessitando de suporte para as aeronaves brasileiras. Se realmente a VOYAGER, tem toda esta capacidade tecnológica, espero que os paises interessados fechem contrato e que sejamos bem servidos.
Não vai conflitar com o KC-390?
Um e uma aeronave estratégica 767/330 e o outra tática se complementam
São aeronaves de categorias e funções distintas. O A330MRTT é uma aeronave de transporte e reabastecimento estratégico, com grande capacidade de carga e raio de ação. o KC-390 é uma aeronave de transporte tático, multipropósito e que nem sempre estará configurada com capacidade REVO (para reabastecer outras aeronaves). O A330MRTT estará, sempre, configurado para esta missão, bastando apenas encher seus tanques de combustíveis para tal, mantendo a capacidade de transporte de carga e tropas.
Não. Características, capacidades e emprego operacional distintos.
Saudações.
Como disse o próprio Caiafa em uma live … o KC2 é mais estratégico para grandes deslocamentos e o KC390 é mais tático em missões especificas … então se complementam.
Seria uma excelente solução para a FAB. Esses aviões fazem voos regulares de reabastecimento às Falklands. Tomara que se concretize a aquisição.
O ponto central traseiro também pode operar com cesta e é ideal para reabastecer o kc 390.
para mim o KC-390 preenche as condições para se transformar em avião de reabastecimento.
Seria uma ótima troca … pois ele não serve apenas pra transporte de tropas … mas tb serviria pra reabastecimento em voo como tb o transporte presidencial de longas distancias como acontece na Inglaterra … então teria varias formas de usa-los … e como o Brasil quer participar mais de forças de Paz da ONU … ter pelo menos 3 deles seria a medida certa por muitos anos !!!!
Nossa adorei o conteúdo e de primeira qualidade parabéns mesmo.
RAF +AIRBUS & PROGRAMA KX-C2. o KX-C2 foi a tentativa da FAB de ter 3 jatos de passageiros 767, com capacidade transoceânica, usados e convertê-los para padrão REVO. Os 3 foram abandonados em Israel onde seriam convertidos para o padrão da FAB.
Agora a RAF enviou a Brasília uma aeronave com capacidade REVO da Airbus A330 MRTT como demonstração em plena crise fiscal.
Esse e o programa FX-3 são essências a FAB além do superfaturado Gripen. Sem reforma da previdência nada será comprado e novo nem pensar.
este é um avião tanque da RAF Vindo pro Brasil HJ 11/05/19 ?
Grato
https://www.flightradar24.com/TOW2230/207e48be
“Todos os envolvidos entendem que não há no momento uma concorrência aberta pela Força Aérea Brasileira para adquirir ou alugar uma aeronave de transporte…”
Há sim:
https://www.cabwnews.com/index.php/solicitations/198-191948-lease-boieng-767-300er-invitation-for-bid.html
Interessante aeronave…. seria uma boa ideia adquirir uma ou duas dessas para suprir a falta do Boeing 707.