A aeronave multimissão KC-390 Millennium concluiu, na última quarta-feira (20/04), o primeiro lançamento de carga pesada por extração (“Heavy”). A tripulação foi composta por instrutores da Embraer, militares do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT), “Esquadrão Zeus” e pelo Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1º/1º GT), “Esquadrão Gordo”.
Na ocasião, a aeronave FAB 2857 decolou da Base Aérea de Campo Grande (MS) e se deslocou para a Zona de Lançamento (ZL) Metelo, onde a carga que pesava aproximadamente 1,5 tonelada foi arremessada. O KC-390 possui um sistema de manuseio e lançamento de carga em voo totalmente automatizado, onde um único mestre de carga pode gerenciar todas as atividades, reduzindo assim o trabalho e aumentando a segurança e a consciência situacional.
Para os pilotos, um sistema chamado Ponto de Queda Calculado Continuamente (CCDP, do inglês, “Continuously Computed Drop Point”) calcula automaticamente o ponto ideal de lançamento, resultando em melhor precisão no cumprimento da missão. Dessa forma, a aeronave apresentou desempenho dentro dos aspectos qualitativos esperados e com excelente precisão, a 40 metros do alvo.
Após o voo, o Chefe da Seção de Operações do 1º GTT, major aviador Daniel Souza, descreveu a importância deste momento para a Força. “A incorporação deste método de lançamento de cargas no KC-390 representa mais uma capacidade para cumprir a ação de ressuprimento Aéreo da FAB, ampliando nossos horizontes para atuar nos mais diversos cenários”, concluiu.
Uma resposta
A logística é de suma importância, parabéns pela matéria!!