A aeronave multimissão KC-390 Millennium FAB 2857, pertencente ao Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT), o “Esquadrão Zeus”, concluiu com sucesso o primeiro lançamento de cargas por gravidade e de cargas pesadas por extração com emprego do método CDS (do inglês “Container Delivery System”), no dia 22 de fevereiro. A tripulação foi composta por um piloto da EMBRAER e dois pilotos da unidade aérea.
A atividade, de cunho contratual, foi realizada em cumprimento ao treinamento tático previsto no OPFM (“Operational Familiarization”), que também conta com tripulações do Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1º/1º GT), que receberá, em breve, aeronaves KC-390.
Na ocasião, a aeronave decolou da Base Aérea de Anápolis (GO), às 08h30 (horário de Brasília), realizando o lançamento CDS de 245 kg de carga na Zona de Lançamento (ZL) Guapó, localizada na cidade de Goiânia (GO).
Após o voo, o chefe da Seção de Operações do 1º GTT, major Daniel Souza, falou sobre a importância deste momento para a Força Aérea Brasileira. “A incorporação deste método de lançamento de cargas no KC-390 representa um incremento na operacionalidade do 1º GTT e da FAB, possibilitando a ampliação de nossas capacidades para que possam atuar nos mais diversos cenários”, destacou.
KC-390 Millennium
O KC-390 possui um sistema de manuseio e lançamento de carga em voo totalmente automatizado, no qual um único mestre de carga (“loadmaster”) pode executar todas as atividades, reduzindo, assim, a carga de trabalho e aumentando a segurança e a consciência situacional.
Para os pilotos, um sistema chamado CCDP (“Continuously Computed Drop Point”) calcula automaticamente o ponto ideal de lançamento, resultando em uma melhor precisão no cumprimento da missão.
Texto: BAAN / GTT
Fotos: GTT
Respostas de 3
Top!!!
Entendo que este tipo de lançamento já havia sido certificado no âmbito da EMBRAER já há bastante tempo, inclusive sob acompanhamento do setor de engenharia da própria FAB. O lançamento objeto desta postagem seria o teste de comissionamento em curso para aceitação do setor operacional da FAB, correto? Quais seriam os demais testes previstos para a obtenção do certificado de plena operacionabilidade?
Simplesmente lindo esse avião, nos deixa orgulhosos no tocante a fabricação dessas maravilhas aladas…parabéns a todos envolvidos nessa missão!