A Saab North America, Inc., uma subsidiária americana da Saab, recebeu uma intimação do Departamento de Justiça dos Estados Unidos(DoJ), solicitando informações sobre a aquisição pelo Governo Brasileiro de 36 aeronaves de caça Gripen E/F para a Força Aérea Brasileira (FAB), cujo contrato foi assinado em 2014.
O Programa FX-2 foi uma concorrência internacional para a aquisição de caças para a FAB, na qual participaram diversas aeronaves (dentre elas o Gripen, Rafale e F-18), que ocorreu entre 2008 e 2014, sendo vencida pela Saab.
A Saab pretende cumprir com a solicitação de fornecimento de informações e cooperar com o DoJ neste assunto, destacando que, autoridades brasileiras e suecas já investigaram partes do processo e estas foram encerradas sem indicar nenhuma irregularidade por parte da empresa.
Devido a obrigações de sigilo, a Saab não pode se comunicar mais sobre isso.
Fonte: Saab
Respostas de 22
Mais uma vez os USA estão tentando intimidar a Suécia (SAAB) e naturalmente o Brasil, independente de questões jurídicas que não é o caso aqui, pois o texto exemplifica, o fato é que o Brasil deve se perguntar até que ponto a pressão constante sobre aquisições e desenvolvimento militar e tecnológico de ponta pelo Brasil é sabotado pelos norte-americanos, que não é a primeira vez, diga-se de passagem, e ainda tem gente que defende aquisição de meios militares dos USA ( F-16, helicópteros, etc…) Sem falar em meios via FMS, tipo M 109-A5, etc… O Brasil tem que repensar, por exemplo helicópteros tem uma fábrica em Itajubá, vamos adquirir em breve blindados, Carros de Combate e peças de artilharia 105mm e 155mm o Brasil deve analisar com lupa, tais escolhas.
Os iankis Amercacanos sempre quiseram dominar o mundo mas o Brasil é valente e lutador. Fora USA.
O Brasil é um país que consta na “lista maldita” dos países com elites aduladoras dos EUA. Sendo assim todas, absolutamente todas as tentativas do Brasi de adquirir poder de deterrência são sabotadas há uns cem anos, quando a aquisição de encouraçados modernos pelo Brasil, despertou a fúria de Tio Sam. Nunca tivemos defesa aérea de qualidade, que passaríamos a ter com Gripen. O servilismo de alguns brasileiros a estes interesses é desprezível.
Parece que a habilidade de negociação internacional do governo e até o tal protagonismo internacional ficou só na conversa.
O Brasil Brasil tem que criar os seus próprios próprios aviões de combate ,temos boas empresas no Brasil
Com certeza. Pra frente Brasil
Isso só mostra como devemos investir em tecnologia em diversas áreas, inclusive na de aviação de guerra. A Índia tem seu próprio jato de caça. E nós temos a Embraer…
De Portugal até hoje somos explorados e desrespeitados como nação. Não é novidade o fato acima.
As elites herdeiras diretamente e ou ideologicamente da Casa Grande é normal gostarem de serem colonizadas e vendedoras de comodities. Trágico são setores civis e militares servirem se submeterem ao império decadente americano.
Boa Noite.
Infelizmente essa palavra que detesto e existe até hoje, (SUBDSENVOLVIDO)em uma nação que tem todas as espécies de riquezas, sem contar as quantias milionárias de apreensões dos narcotraficantes, já era para ser uma potência…
Acho que o que eles querem averiguar, é o contrato frente às posições internacionais que o Brasil vem adotando neste governo.
Como brasileiro faço a mesma pergunta que tantos brasileiros querem um Brasil gora do radar dos EUA, chega de ser coadjuvante, o Brasil um país de cientistas inteligentes que vão até para os EUA somar um conhecimento mais criativo para os desejos dos EUA, e estes querem um Brasil vassalo ,já passou da hora de fazer uma investigação dos interesses da cia no Brasil e colocar estes caras pra fora ,e até quando vamos ficar trazendo americanos chineses para fazer cursos de selva até quando o Brasil vai ficar a mercê de pedir bênçãos a tio Sam para o desenvolvimento para termos os instrumentos tecnogicos para proteger o nosso país a nossa soberania, é hora do Brasil sair fora deste xadrez do status de membro MS convidado da otan,se não sair o Brasil nunca vai ser independente, lá trás em 1974 ERNESTO GAISEL já mostrou aos americanos que o Brasil não seria colônia de ninguém é hora do Brasil assumir descartar os americanos e europeus eles são pragas RENOVA BRASIL SEJA INDEPENDENTE ASSUMA O PROTAGONISTA DA REGIÃO AQUI É AMÉRICA LATINA NÃO É QUINTAL DE OUTRAS NAÇÃOES ESTRANGEIRAS ESTE CONTINENTE É DOS LATINOS AMERICANOS
Com tantas matérias primas fazer um brindado no Brasil para quer comprar de fora , depôs só comprar a tecnologia, tem de fazer negócio com a china daí eles não se envolve.
É visto desde a guerra do Iraque que as grandes potencias primeiro atacam com mísseis de longo alcance depôs vão por terra , visto o Iran que agora estar sendo respeitado atacou Israel e até agora Israel não revidou com medo .
Tinha investigação de corrupção do Lula nessa negociação que foi trancada pelo Lewandovski.
https://www.terra.com.br/noticias/brasil/politica/relembre-investigacao-sobre-compra-de-cacas-trancada-por-lewandowski-e-agora-na-mira-dos-americanos,5bec5cb7fe4a2d6a9340f3e23494420cw52jlltb.html
Pior ainda é a chantagem que a Rússia, “aliada” desse governo, está fazendo contra o Brasil, que não pode revender com lucro sua munição de Guepard parada e sem uso.
Não é novidade os EUA tentarem prejudicar o Brasil. No governo da Dilma Rousseff o governo estava comprando os caças F-18-E., sa Boeing e naquele momento houve uma denúncia de um funcionário de órgão de segurança americana que o Presidente Americano Obama estava fazendo espionagem. Obama respondeu que era normal fazer espionagem. Há compra foi cancelada pela Dilma. Os USA se acham com direito de fazer o que querem com nosso governo. Sou testemunha que entre 1961 até 1964 os nossos militares eram mandados pela CIA., eram os militares em Brasília. É por isso que houve aquele grande movimento político e militar em 1961, quando o governo americano queriam que o centro do Brasil invadisse o estado do Rio Grande do Sul, Brizola era o governador. Mas o 3° Exército na época hoje CMS se colocou ao lado do Brizola. O Coronel americano Verno Walters era subchefe da CIA no Brasil. Vão na Internet e vão ver a biografia dele. Marechal Denys mandou a 5° Zona Aérea de Canoas a bombardear o Palácio Piratini e terminou o exército invadindo a Base Aérea e matou o Subcomandante. Foi tudo abafado na época. Marechal Denys mandou também o 2°Exército com sede em São Paulo a invadir o Rio Grande do Sul, mas o General Kruel estacionou as tropas na divisão de São Paulo com Paraná. Depois mandou uma frota naval bombardear o Palácio Piratini pelo mar, mas naquele momento o Jango Goulart foi empossado. Eu servi em 1963 na 2° Sessão no QG- do 3° Exército, hoje CMS-COMANDO MILITAR DO SUL. Os gaúchos não aceitam ser mandados por interesses internacionais. Mas o resto do país sempre aceitou. Nossos militares e governantes do centro do país, tem que ter mais coragem e deixar de serem frouxos. Vão na Internet e vão descobrir a verdade ou vão ler um livro quem não conhece a história. O Brasil de hoje já é diferente. Não estão querendo ser mandados pelos americanos. É por isso nossos governantes e militares não querem negociar com o governo americano. O governo americano deveria ter mais respeito pelo Brasil e povo brasileiro. Eu mesmo sinto os EUA só fazerem sabotagem com nossos militares e governantes. Em vez dos EUA ter uma política de boa vizinhança é ao contrário. EUA estão feridos por não conseguir vender material bélico para o Brasil, mas o culpado são eles. Eles não oferecem nada em troca. Só querem é levar vantagem. O Brasil tentou comprar os caças com a França e terminou em escândalo. Por fim fecharam a compra com a Saab da Suécia.
Se o Brasil desenvolvessem tecnologia não seríamos escravos das grandes potencias. Nossos militares não desenvolvem tecnologia. Eu mesmo tenho projetos bélicos e não consigo apoio. Tive uma vídeo conferência com o Ministério da Defesa e revelei o segredo de um Blindado 8X8., moral da história só queriam saber da parte intelectual, ou seja, o segredo. Não são honestos. É por isso que somos envolvidos em escândalos. Duvido que se o Brasil fosse uma potência bélica, não haveria falta de respeito. Só as armas põe um fim. Rússia, China, Índia, França, Reino Unido e até a pobre Coreia do Norte é respeitado. O governo do Brasil e militares nunca vão aprender. Temos excelentes engenheiros militares, civis, inventores e cientistas para desenvolver grandes projetos. Falta apoio, honestidade. Menos política e mais seriedade. Gostaria de postar coisas boas, mas sou forçado e postar só coisas ruins. Temos tudo. O brasileiro é inventivo. Outra novidade é que o brasileiro é muito fofoqueiro. Qualquer coisa se sentem ofendidos e vez disso deveriam trabalharem por um projeto de futuro. Eu tenho muita coisa, mas não tenho apoio. Outra que é difícil confiar nestes militares e governantes.
Um país forte em sua defesa nacional é temido e respeitado !!!
O que nós compramos para a defesa do nosso território, não deveria ser da cinta de ninguém, ou será que os norte americanos, nos dão algum tipo de satisfação sobre suas negociações de armas? Inclusive sou defensor que o Brasil desenvolva nossa própria bomba nuclear, só assim os países estrangeiros vão parar de se meter, e impor limites nos nossos assuntos internos, pena que os governantes desse grande pais sejam tão frouxos ao ponto de calar e concentir essa intromissão. Nós temos a capacidade de desenvolver todos os tipos de armas só falta vontade política. A Embraer é um bom exemplo disso, temos que reviver a Engesa junto com a Embraer, tocar nossos projetos sem se importar com os estrangeiros, tudo feito com calma na surdina como eles sempre fizeram.
EUA, Israel e toda OTAN sabotando o Brasil desde sempre. Abram os olhos! Justiça pelo pai da pesquisa nuclear brasileira, justiça pelo Coronel José Alberto Albano do Amarante, assassinado por um agente do MOSSAD infiltrado no Brasil. Justiça pelos cientistas da Base de Alcântara, sabotada por americanos e franceses que estavam HOSPEDADOS em um hotel próximo e 24h após a implosão, simplesmente desapareceram. Justiça pelo Almirante Othon, pai do reator nuclear do próximo submarino nuclear brasileiro, cuja prisão foi obra de interferência dos EUA na fajuta investigação LAVA-JATO. ABRAM OS OLHOS!!!
O Brasil tem que deixar de ter vergonha na cara de comprar e depender de material de defesa americano, começando com o cancelamento da compra dos Blackwhalk e buscar outros fornecedores uma opção ideal seria o Leonardo AW-139 ou mais unidades do M-225 por exemplo. A Turquia por exemplo aprendeu a lição e agora possuem sua própria indústria bélica que produz tudo que suas forças armadas precisam.
Sem entender de geopolítica e base de conglomerados internacionais, a tendência de escrever coisas sem sentido é inevitável. A Boing tem participação na Embraer, certo? Advinha quem tem participação na Saab tb?
Agora sumidades,, quem fábrica o F18 que estava na concorrência? Vai, tem 3 chances……. entenderam por que o Gripen foi escolhido?
Agora essas bobagens estratosfericas de querer produzir certas tecnologias no Brasil, é de matar….
Se tivéssemos um governo que desse prioridade para o ensino, do básico até a pesquisa, e estivéssemos fazendo isso por uns 60 ou 70 anos, talvez conseguíssemos nos igualar ao atual nível técnico de algum país de primeiro mundo.
Nos não temos a mínima condição de produzir um caça de 6a geração, nem de 5a.
Os motores? Não temos absolutamente nada. Avionicos? Nada. Equipamentos para a atmosfera de combate? Zero também. Vamos piorar? Elementos do trem de pouso? Zero. Infra de ligação entre as unidades? Zero. Estruturas avançadas com características furtivos? Zero. Da pra escrever uma bíblia no que falta!
Faço uma pergunta: de onde saíram as equações que possibilitaram em 1980 aos americanos desenhar a fuselagem do F117?
Pois é….. ufanismo bbesta não resolve nada. Tem que ter inteligência. Muita e muito, mas muito investimento por várias décadas. Todas as mentes mais valiosas que temos entrando no ITA ou IMES, etc, vão embora. E estão certos. Com estes governos que temos aqui, estão perdendo tempo! Devem ir e nunca mais olhar para trás pois seus futuros brilhantes não estão aqui.
Na década de 50, os americanos desenharam o SR71, até hoje a aeronave mais rápida já feita. O X15 não conta pois é um foguete.
Velocidade publicada de mach 3.4 a 3.5. Mas já voou mais rápido que isso. Motores são inimagináveis para a maioria dos projetistas de aviões até hoje!!! Dois ciclos distintos em um mesmo reator. O titânio usado foi roubado dos russos!! Sim, naquela época os americanos não produziam o titânio! O avião cresce 30 cm em voo devido a temperatura, por isso vaza combustível quando em.solo.
E alguém acha mesmo, que sem investimento em educação e pesquisa, vamos sequer conseguir fazer um avião destes? Verdade? Mesmo? Alguém aí já esteve dentro de um F35? Ou de um porta aviões da classe Nimitz? Não né…. então, por favor, parem com um ufanismo idiota, e foquem na real!! Educação de qualidade, não essa merda que esse professores de merda estão enfiando em nossas crianças e pesquisa. Bilhões em pesquisa. Daqui 40 ou 50 anos, é mais alguns prêmios Nobel para o Brasil, podemos começar a pensar nessa questão
Que o Brasil possa se desenvolver, e que a cooperação da SAAB Sueca com o Brasil possa nos repassar tecnologia para que nós mesmos possamos construir nossos caças. O mesmo está acontecendo na área naval onde construimos Fragatas classe Tamandaré e submarinos Riachuelo, enquanto caminhamos para termos nosso primeiro submarino com propulsão nuclear, o que certamente deixa os EUA irados, e eu muito satisfeito