Jungmann acompanha o funcionamento do SISFRON

O ministro da Defesa esteve em Dourados (MS) para acompanhar a operação do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (SISFRON). Raul Jungmann lembrou que no ano passado foram destinados R$ 228 milhões para o Sistema, e que para este ano o orçamento previsto é de R$ 470 milhões.

O projeto piloto é operado na 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada de Dourados e abrange cerca de 650 quilômetros de fronteiras no estado, monitorados por radares fixos e móveis, sensores óticos, óculos de visão noturna, câmeras de longo alcance, entre outros equipamentos e materiais.

“A fronteira está distante fisicamente, mas a está perto das nossas cidades e metrópoles porque é nelas, na defesa e segurança, que nós vamos conseguir reduzir esta onda de criminalidade em seu início, combater as drogas, o contrabando e o descaminho. É na defesa das fronteiras que vamos assegurar a soberania do presente e do futuro e a integridade territorial”, reforçou o ministro.

(Imagem: Exército Brasileiro)

Jungmann disse que o SISFRON é o maior sistema desenvolvido no mundo. “Quando estiver concluído, juntamente e de forma integrada com o Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul (SISGAAZ) da Marinha e com o Programa Estratégico de Sistemas Espaciais (PESE) da Aeronáutica, estaremos cobrindo todo o nosso espaço, mar e terra”, afirmou.

Ivan PlavSISGAAZetz

COMPARTILHE