O Segundo Grupo de Defesa Antiaérea (2º GDAAE), sediado em Manaus (AM), realiza a formação operacional de seus militares para atuar nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Os cursos de atirador e de remuniciador do sistema antiaéreo IGLA (CAT-IGLA e CREA-IGLA) seguem até o próximo dia 04 de março. A capacitação está prevista no cronograma de capacitações do Comando-Geral de Operações Aéreas (COMGAR).
De acordo com o Comandante do 2º GDAAE, tenente-coronel de Infantaria Rogerio Ayres Vasconcelos, o curso treina os militares para utilizarem os armamentos empregados pelos grupos de defesa antiaérea. “O curso tem a finalidade de preparar os militares para exercerem a função de atiradores e remuniciadores do Sistema Antiaéreo IGLA-S, armamento orgânico utilizado pelos Grupos de Defesa Antiaérea da Força Aérea Brasileira (FAB). A capacitação desses militares faz parte do Programa de Formação Operacional contido no Programa de Instrução e Manutenção Operacional (PIMO) do 2° GDAAE”, disse.
O adestramento visa o emprego em atividades operacionais e, sobretudo, os Jogos Olímpicos do Rio 2016. “Após o curso os militares serão empregados na Defesa Antiaérea da Arena da Amazônia, que receberá partidas de futebol durante os Jogos Olímpicos Rio 2016”, disse o tenente-coronel Ayres.
Na aula inaugural, realizada na última segunda-feira (15), o comandante interino da Base Aérea de Manaus (BAMN), tenente-coronel Aviador Fábio Luís Morau, destacou a importância da defesa antiaérea nos dias atuais e incentivou os militares na busca do aprimoramento das atividades a serem desempenhadas, contribuindo para o crescimento da FAB.
O curso foi programado para ser realizado também no 1º GDAAE e no 3º GDAAE, sediados em Canoas (RS) e Anápolis (GO), respectivamente.
Ivan Plavetz