A Força Aérea de Israel (IAF) recebeu o último dos 30 jatos de treinamento avançado Alenia Aermacchi M-346 Lavi encomendados em 2012.
A aeronave chegou no mesmo dia na Base Aérea de Hatzerim, localizada no sul de Israel, segundo anunciou a IAF através de sua conta no Twitter.
Operados pela Academia de Voo da IAF e pelo Esquadrão 102, os M-346 substituíram os veteranos McDonnell Douglas TA-4 Skyhawk empregados como plataforma de treinamento avançado. A primeira turma de cadetes completou instrução inicial no M-346 em junho de 2015.
Como parte do programa de instrução, os alunos treinados no M-346 são equipados com o capacete Targo da Elbit Systems, que proporciona a bordo um aprendizado sintético que permite uma eficiente transição operacional para toda a gama de aviões de combate de primeira linha da IAF.
O Targo terá particular aplicação para treinar pilotos do avião de combate de 5ª geração Lockheed Martin F-35A Adir, modelo não equipado com HUD (Head-Up Display-Visor de Cabeça Erguida) tendo em seu lugar o capacete Rockwell Collins/Elbit Gen 3.
Ivan Plavetz