Israel planeja acelerar introdução de caças F-35

0
2951
O primeiro F-35I foi apresentado oficialmente em Fort Worth no dia 22 de junho. (Imagem: Lockheed Martin)

De acordo com fontes da imprensa de Israel, a Força Aérea daquele país planeja alcançar o status operacional pleno de seus aviões de combate Lockheed Martin F-35I “Adir” o mais breve possível.

Técnicos da Força Aérea de Israel pertencentes ao efetivo da base aérea de Nevatim estão visitando os Estados Unidos como parte do programa de recebimento dos dois primeiros exemplares, além de participar de uma série de voos de provas planejados para as instalações de Lockheed Martin em Fort Worth, Texas. Os voos familiarizam as equipes israelenses com a manutenção do F-35 e preparação da aeronave com vistas a missões de combate.

O grupo de técnicos israelenses também visitará a base da Força Aérea dos Estados Unidos localizada em Hill, no estado de Utah, para observarem os procedimentos operacionais do F-35.

De acordo com cronograma de entregas, os dois primeiros F-35I deverão chegar a Israel em meados de dezembro. Outras seis unidades estão previstas para 2017 e o restante dos 25 encomendados para os anos seguintes. Após a entrega de cada lote, sistemas desenvolvidos para o caça de 5ª geração serão integrados já em solo israelense.

 

Ivan Plavetz
Fonte: Flight Global