A Força Aérea e o Ministério da Defesa de Israel tinham intenções de encomendar 31 aviões de combate de 5ª geração Lockheed Martin F-35, mas pressões oriundas de setores do governo reduziu para 14 unidades o lote adicional. O novo contrato está avaliado em US$ 2,82 bilhões, sendo que cada exemplar custará aproximadamente US$ 110 milhões.
O novo contrato inclui opção de compra correspondente a 17 unidades, assim como aprovisionamento de infraestrutura, simuladores e capacitação para algumas operações de manutenção. No escopo também está prevista a instalação de sistemas desenvolvidos localmente.
Apesar da atual limitação, fontes do Ministério da Defesa afirmam que esforços estão sendo desenvolvidos para que mais unidades do F-35 sejam adquiridas para cobrir as necessidades da Força Aérea.
Em 2010, o governo israelense assinou a compra de um lote inicial de dezenove F-35 da versão CTOL (Conventional Take-Off and Landing – decolagem e aterrissagem convencionais). Os dois primeiros deverão chegar no final de 2016.
Além de comprador, Israel participa do programa industrial para produção da aeronave manufaturando componentes. A local Israel Aerospace Industries fabrica asas para o F-35 e a Elbit Systems colabora com a estadunidense Rockwell Collins na produção de sistemas de visualização para capacetes dos pilotos do novo avião de combate.
Ivan Plavetz