- Roubos de rua e de cargas registraram quinta queda consecutiva. Apreensão de armas bate recorde neste ano.
O mês de agosto de 2018 apresentou mais uma queda para os crimes de roubo de rua em comparação com o mesmo período de 2017: caiu 16%.
A Área Integrada de Segurança Pública (AISP) 20 (Nova Iguaçu, Mesquita e Nilópolis) liderou a diminuição com 456 ocorrências a menos.
Foram registradas 673 ocorrências de roubo de carga no Estado do Rio de Janeiro em agosto de 2018, número que representa diminuição de 20% em relação ao mesmo mês em 2017.
A taxa reforça o padrão de queda registrado em abril (-14%), maio (-39%), junho (-23%) e julho (-19%), todos comparados com seus respectivos correspondentes em 2017.
A AISP 15 (Duque de Caxias) liderou as quedas neste comparativo.
Roubo de veículos também sofreu diminuição, em agosto de 2018, de 15% em comparação com o mesmo período do ano passado.
A observação dos últimos três meses demonstra reduções em relação ao mesmo período do ano passado (-19%) e ao trimestre anterior neste ano (-21%).
Menos armas nas ruas
Agosto de 2018 foi o mês com o maior número de armas apreendidas desde maio de 2017: 823 unidades retiradas das ruas, 10% a mais do que o período correspondente no ano passado.
Os registros de homicídio doloso apresentaram queda de 10% em relação ao mesmo período do ano passado, assim como redução de 12% em comparação com julho de 2018.
Os dados divulgados pelo ISP são referentes aos Registros de Ocorrência (RO) lavrados nas delegacias de Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro durante o mês de agosto (abaixo).
O Índice de Homicídios Dolosos na cidade do Rio de Janeiro, aferido entre janeiro a agosto deste ano pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), mostra que no mês de agosto ocorreu uma redução de 10% nesse tipo de ocorrência, em relação ao mesmo período em 2017.
O mapa confirma, nos principais quesitos estudados, uma redução gradativa e consistente dos índices criminais. O estudo revela as principais ocorrências, classificando-as de forma bastante clara e objetiva.
Observe atentamente a imagem.
O leitor de T&D poderá inclusive ampliar a imagem e assim observar mais dados e entender a evolução dos gráficos.