INS Kalvari, 1º submarino SCORPENE 100% construído na Índia

0
1783
O submarino da classe Kalvari baseia-se nos submarinos de ataque diesel-elétrico da classe SCORPENE®, projetados pelo Naval Group e construídos sob licença pelo Mazagon Dock Shipbuilders Limited (MDL).

Jubileu de Ouro da Força de Submarinos da Marinha Indiana

O submarino diesel-elétrico INS Kalvari (S21), é o primeiro totalmente construído na Índia dentro do programa “Make in India” (de seis encomendados).

O Naval Group contribui com a soberania da Índia ao entregar, através de ToT, maior autonomia e superioridade técnica a sua Marinha, alçada assim a condição de potência submarina regional.

O submarino da classe Kalvari baseia-se nos submarinos de ataque diesel-elétrico da classe SCORPENE®, projetados pelo Naval Group e construídos sob licença pelo Mazagon Dock Shipbuilders Limited (MDL).

Como parte da iniciativa “Make in India”, o grupo criou um ecossistema industrial sólido de defesa para o programa dos submarinos P75.

Parte significativa do equipamento de alta tecnologia fornecido pelo Naval Group foi produzida por fornecedores locais contratados. O comissionamento do INS Kalvari é uma ocasião que marca a celebração de 50 Anos (Jubileu de Ouro) da Força de Submarino da Marinha Indiana, comemorado em 2017.

Hervé Guillou, presidente do Naval Group, expressou sua satisfação: “Nos orgulhamos em contribuir para o comissionamento do INS Kalvari, fortalecendo ainda mais a parceria estratégica com a Índia. Operamos na Índia há mais de uma década em conjunto com o nosso parceiro local MDL, e fomos a primeira empresa a oferecer uma iniciativa tão grande dentro do exigente conceito “Make in India”, permitindo a auto-suficiência da Marinha Indiana. Tais parcerias, baseadas em confiança e qualidade, são a chave para o sucesso a longo prazo, da indústria de defesa indiana e a garantia da sua soberania”.

O primeiro navio da classe, o INS Kalvari, lançado ao mar em 27 de outubro de 2015, iniciou seus testes de mar em 2016. O submersível já realizou com sucesso o lançamento de torpedos e mísseis antinavio MBDA SM39, portanto está homologado como “ready for combat”.

O INS Khanderi, o segundo submarino da classe Kalvari, foi lançado em 12 de janeiro de 2017, em Mumbai, e está passando por testes de mar. Os quatro submarinos restantes encontram-se em diferentes estágios de construção e serão entregues a cada 12 meses até 2022.

O INS Kalvari é também o quinto submarino da classe SCORPENE comissionado em todo o mundo. O Naval Group já entregou dois desses submarinos para o Chile e dois para a Malásia.

O INS Kalvari é único de sua classe, por ser o primeiro a ser construído em um país cliente sob transferência de tecnologia de construção e qualidade do Naval Group.

Assim como na Índia, quatro submarinos SCORPENE® estão atualmente em construção em Itaguaí, dentro do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB) da Marinha do Brasil.