O ministro da Defesa, Aldo Rebelo, recebeu o presidente da Avibrás, Sami Hassuani em audiência realizada na última semana.
Durante o encontro, Hassuani apresentou os programas em desenvolvimento na empresa, assim como planos de exportação e metas para o futuro. “Essa primeira visita foi uma oportunidade para apresentar ao ministro o potencial nacional das indústrias de defesa e a capacidade de geração de emprego de alto nível”, ressaltou o presidente da Avibrás. Trata-se de uma organização brasileira de alta-tecnologia voltada principalmente para o setor de engenharia aeroespacial, sendo que um dos seus produtos mais conhecidos é o lançador múltiplo de foguetes Astros 2020.
Aldo Rebelo pretende realizar uma série de visitas às indústrias de defesa do Brasil e participar de reuniões rotineiras com representantes do setor.
Atualmente, o Ministério da Defesa tem registrado no Sistema de Cadastramento de Produtos e Empresas de Defesa (SISCAPED) 334 empresas, das quais 63 são Empresas Estratégicas de Defesa (EED) e 12 são Empresas de Defesa (ED). Também estão cadastrados 2.394 produtos, sendo 312 classificados como Produto Estratégico de Defesa (PED) e 30 como Produto de Defesa (PRODE).
Sami Hassuani também é presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE).
Ivan Plavetz